News News

Back

Festival Moacir Santos exibe vídeos de estudantes da UFPE

Os alunos integram o projeto de extensão “Vida e Obra de Moacir Santos”, sob a coordenação dos professores Luiza Reis e Sérgio Godoy

Dois vídeos de estudantes da UFPE serão exibidos no Festival Moacir Santos, neste domingo (26), no canal do evento no YouTube. Os alunos integram o projeto de extensão “Vida e Obra de Moacir Santos”, sob a coordenação da professora Luiza Reis (Departamento de História) e vice-coordenação do professor Sérgio Godoy (Departamento de Música).

Foto: Divulgação

Equipe do projeto em novembro de 2019

Com curadoria da flautista e pesquisadora Andrea Ernest Dias, o Festival Moacir Santos dedica-se a uma programação diversificada voltada à obra do músico, maestro, arranjador, compositor e multi-instrumentista pernambucano Moacir Santos. No domingo (26), a partir das 10h, um palco aberto virtual exibirá vídeos com músicos e musicistas diversos interpretando composições do maestro. 

Os vídeos dos estudantes de Música da UFPE trazem as músicas “Coisa nº 4” e “Maracatu, Nação do Amor”, de Moacir Santos. A gravação audiovisual aconteceu durante uma apresentação no hall do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da UFPE, no início de março, antes da pandemia do novo coronavírus.

O projeto de extensão “Vida e Obra de Moacir Santos” reúne aproximadamente 30 professores e estudantes dos cursos de Música, Dança e História da UFPE para desenvolver experimentações artísticas que destaquem a biografia e promovam a apreciação e circulação da obra musical do maestro Moacir Santos. O projeto propõe a montagem de um espetáculo musical, no qual composições do maestro sejam executadas em meio a performances de dança, teatro e artes visuais. Iniciado no segundo semestre de 2019, o projeto tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFPE.

Além dos professores Luiza Reis e Sérgio Godoy, a equipe de docentes do projeto tem a colaboração dos professores Leonardo Pellegrim (Departamento de Música) e Maria Acselrad (Departamento de Artes).

MAESTRO – Moacir Santos (1920-2006) é natural de Flores, Pernambuco. Ele ganhou o mundo com uma obra musical que fez uso de formações orquestrais bastante diversas e originais em que se destacam sua componente afro-brasileira.

Mais informações
Professora Luiza Reis

nrluizaprof@gmail.com

Date of last modification: 24/07/2020, 15:58