Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- Faculdade de Direito do Recife abriga exposição sobre relação entre edifício-sede e a cidade
News News
Faculdade de Direito do Recife abriga exposição sobre relação entre edifício-sede e a cidade
Abertura acontecerá no dia 4 de dezembro, no hall de entrada da faculdade
O Projeto Memória Acadêmica da Faculdade de Direito do Recife (FDR) da UFPE adiou para o dia 4 de dezembro, às 18h, no hall de entrada da faculdade, a abertura da exposição “A FDR, o tempo e a cidade: uma história contada em postais”. A mostra apresenta parte da coleção de cartões-postais do professor da FDR Francisco Barros. A exposição, que permanecerá no hall de entrada da faculdade até o dia 18 de dezembro, poderá ser visitada das 8h às 21h.
Sinopse
A relação da Faculdade de Direito com a cidade do Recife remonta ao século XIX, quando o curso fez sua sede em um velho sobrado na Rua do Hospício e, posteriormente, no Colégio dos Jesuítas, situado na Rua do Imperador. Contudo, foi apenas no início do século XX que a instituição passou a ter sede própria, construída especialmente para abrigar alunos e professores de um dos primeiros cursos de Direito do país.
A construção do Palácio da Faculdade de Direito do Recife foi concluída em 1911 e as aulas iniciaram no ano seguinte. No coração da cidade, o prédio assomava-se imponente, tanto pela sua beleza de estilo eclético quanto pela ausência de construções ao seu redor.
A exposição pretende abordar a relação da faculdade e seu edifício-sede com a cidade do Recife no decurso do tempo, enfatizando as mudanças urbanísticas ocorridas no seu entorno. Através dos cartões postais expostos, é possível entrever um fragmento da história da Faculdade, lançando outro olhar sobre a sua relação com a cidade do Recife, contribuindo, portanto, com a construção de novas e diversas narrativas acerca da importância cultural, histórica e patrimonial da instituição e do seu edifício-sede.
Mais informações
Projeto Memória Acadêmica da FDR
https://www.ufpe.br/memoriafdr
Instagram do projeto @memoriafdr
Texto alterado no dia 27 de novembro