News News

Back

Estudo demonstra eficácia da calculadora MMCD para prever a necessidade de tratamento renal para pacientes hospitalizados com covid-19

O HC foi um dos 35 hospitais do Brasil participantes do estudo multicêntrico que avaliou mais de 5,2 mil pessoas

A comprovação da eficácia da calculadora MMCD para prever a necessidade de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise) em pacientes hospitalizados com covid-19. Essa é a principal conclusão do estudo multicêntrico “Development and validation of the MMCD score to predict kidney replacement therapy in COVID-19 patients (Desenvolvimento e validação do escore MMCD para prever a terapia de substituição renal em pacientes com covid-19)”, que contou com a participação do Hospital das Clínicas da UFPE, uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“A ideia é que o uso do escore MMCD possa ajudar os profissionais de saúde na identificação de pacientes hospitalizados com covid-19 que venham a precisar de hemodiálise. A antecipação da possibilidade de o paciente necessitar de terapia renal substitutiva, além de ser útil no direcionamento de recursos, pode implicar numa decisão mais rápida da equipe de assistência, induzir a um monitoramento mais intensivo e consequentemente a uma redução de mortalidade”, explica o nefrologista e superintendente do HC, Filipe Carrilho, que participou do estudo.

A pesquisa teve como objetivo desenvolver o escore prognóstico MMCD (Ventilação Mecânica, sexo Masculino, Creatinina e Diabetes) para prever a necessidade de hemodiálise em pacientes hospitalizados com covid-19 e avaliar a incidência de lesão renal aguda, que é frequentemente associada à forma grave da covid e à necessidade dessa terapia. Foram avaliados 5.212 pacientes de 35 hospitais localizados em 17 cidades brasileiras, com dados coletados no período de março a setembro de 2020. O estudo foi publicado na revista científica BMC Medicine. 

Date of last modification: 09/09/2022, 15:24