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Estudantes do CIn conquistam 1º lugar em hackatons da Campus Party

Propostas apresentadas ofereceram soluções para problemas nas empresas Eudora e Embasa

Uma equipe formada por estudantes do Centro de Informática (CIn) da UFPE conquistou o 1º lugar de dois hackatons na Campus Party Bahia, realizada de 9 a 13 deste mês em Salvador (BA). Os estudantes Caio Gomes, Michael Barney e Ramon Wanderley, alunos do 2º período de Engenharia da Computação; Saulo Alexandre, aluno do 2º período de Ciência da Computação; e Yaucha Coutinho, aluna do 1º período de Engenharias, desenvolveram as soluções vencedoras dos hackatons da Eudora e da Embasa.

Foto: Divulgação

Alunos desenvolveram soluções para melhorar faturamento

No hackaton da Eudora, o objetivo do projeto era construir uma solução para melhorar as vendas diretas realizadas através de revenda na empresa. Nomeada Winx, a equipe de estudantes do CIn apresentou na competição um sistema de gameficação da operação de revendedores Eudora.

Chamado de EudoClub, o sistema dá pontos aos profissionais por realizar vendas, que podem ser usados para comprar descontos em produtos para revender ou para contribuir com benefícios em causas sociais. “É um sistema de ranking onde as revendedoras são dividas em três níveis com base no seu faturamento, sendo esses iniciante, intermediário e expert. Em cada nível, uma certa quantidade de produtos pode ser comprado pelas revendedoras. Os iniciantes têm uma pequena quantidade de produtos; a intermediária tem uma parcela dos produtos disponíveis; e as experts têm todos os produtos disponíveis”, explicou Caio Gomes, um dos desenvolvedores do projeto.

Já o hackaton da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) tinha como foco o desenvolvimento de uma solução para comunicação com os clientes da empresa, e melhorar a conscientização do uso da água. A equipe resolveu então desenvolver o hydrotalk, um sistema formado por um chatbot e um medidor de consumo da água.

O chatbot realiza conversações inteligentes com a população, podendo responder FAQs de forma mais humana e ajudar na construção de um espírito de economia de água, com dicas de consumo consciente. O chatbot pode também fornecer informações sobre o nível de água consumido. “A aplicação permite ao usuário dizer quanto de dinheiro ele quer gastar por mês e avisa ao usuário quando ele consumiu 50% do que queria gastar, além de gerar um gráfico que apresenta o consumo de água em relação ao quanto que ele queria no dia e no mês”, adicionou Caio.

A segunda parte do sistema é composta por um medidor de vazão, que conta o consumo de água realizado pelo cliente e envia essa informação a um servidor, que permite que a primeira parte do sistema pegue os dados de consumo para informar ao usuário.

Date of last modification: 17/08/2017, 10:37