News News

Back

Estudantes da UFPE estão entre os vencedores do Swift Student Challenge 2022, organizado pela Apple

Competição é vinculada à Conferência Anual de Desenvolvedores da Apple (WWDC)

Os estudantes Cynara Valeria de Oliveira Costa do Amaral Cavalcanti, do curso de Ciência da Computação, e João Pedro Campos de Medeiros, do curso de Engenharia da Computação, do Centro de Informática (CIn) da UFPE, estão entre os mais de 350 estudantes de 40 países e regiões que foram selecionados como vencedores do Swift Student Challenge - WWDC 2022, competição organizada pela Apple. 

Os alunos fazem parte da turma 2022-2023 da Apple Developer Academy|UFPE. O torneio tem o intuito de estimular a paixão pela programação nos estudantes. O regulamento envolve a submissão de um projeto individual de aplicativo, dentro da plataforma Swift Playgrounds. Os vencedores receberão como premiação AirPods Pro, agasalhos exclusivos da WWDC22, um conjunto de pins personalizados, além de um ano de associação ao Programa para Desenvolvedores da Apple.

Para os estudantes, um dos grandes desafios foi conciliar a elaboração de um novo app com as atividades de final de período na Universidade e o desenvolvimento do primeiro aplicativo na Apple Developer Academy. “A experiência foi muito positiva para a minha trajetória acadêmica, pois, além dos conhecimentos técnicos adquiridos em programação, também explorei outras áreas, como Design. Ademais, devido ao pouco tempo para a entrega do projeto, pude me desafiar em termos de organização e planejamento”, comenta João Pedro, que desenvolveu para a competição um jogo educativo que traz como temática central a poluição nas florestas, de maneira lúdica e intuitiva.

O projeto de Cynara também trouxe uma proposta educativa, partindo da história da descoberta da gravidade por Newton para oferecer ao usuário uma visualização do que aconteceria com o físico inglês em outros cenários de diferentes gravidades. A estudante ressalta o caráter interdisciplinar das tarefas como um ganho obtido na jornada. “Esse processo teve uma importância muito grande, já que me desafiei bastante nesse período, indo muito além de programação, me aventurei em fazer a parte artística também com pixel art, músicas e efeitos sonoros. E na parte de código, acredito que descobri mais ainda o quão importante é uma boa pesquisa para resolver bugs e aprender formas de fazer o que você precisa”, afirma.

A Conferência Anual de Desenvolvedores da Apple (Worldwide Developers Conference - WWDC) começou ontem (6), com uma programação inteiramente on-line e gratuita, que pode ser acompanhada através do site oficial. 

Date of last modification: 07/06/2022, 16:33