News News

Back

Estudante da UFPE conquista segundo lugar no desafio da Microsoft e é finalista da Imagine Cup 2023

A equipe desenvolveu uma plataforma com o auxílio da inteligência artificial para identificar lacunas de aprendizagem

Eneri Melo D’Angelis, estudante do curso de Engenharia da Computação do CIn-UFPE, participou em novembro do Hackathon da Microsoft na Campus Party: “Educação – Inovações que transformem a forma de aprender dos estudantes”. A aluna do CIn, junto a Ariel Betti (Fatec), Ricardo Ramos (Mackenzie), Caio Soares (Mackenzie) e Laisla Gomes (Etec) conquistaram o segundo lugar no desafio da Microsoft e se classificaram para a final brasileira do Imagine Cup 2023, maior competição de tecnologia do mundo.

Foto: Divulgação

Conquista garantiu a classificação para a final brasileira do Imagine Cup

A equipe desenvolveu o projeto Weduck, uma plataforma que, com o auxílio da inteligência artificial, identifica lacunas de aprendizagem dos estudantes e indica trilhas de conhecimento para que os alunos possam reforçar os seus estudos e superar essas dificuldades. “Como o tema dado foi de transformação na forma que os estudantes aprendem, pensamos em tornar essa jornada mais prática, onde o estudante saiba dosar o quanto de esforço precisa entregar por assunto e, assim, pensamos em um sistema de recomendação para auxiliar o mesmo a dedicar seu tempo ampliando seus conhecimentos nas áreas que realmente está precisando”, comenta Eneri.

Mais de 100 alunos, divididos em grupos de até cinco pessoas, se inscreveram. Os estudantes e campuseiros tiveram 36 horas para desenvolver soluções de tecnologia para transformar a aprendizagem. Durante o hackathon, eles fizeram uma pesquisa sobre um problema a ser resolvido, desenvolveram um modelo de negócio e protótipos de aplicações com o apoio de mentores e facilitadores da Microsoft e da Campus Party.

“A construção da base de conhecimento que obtive no CIn fez a diferença na minha classificação. Além do que nos é ensinado em sala de aula, desde o início do curso somos incentivados pelos professores a participarmos de competições na área de tecnologia, assim como aprofundarmos nossos conhecimentos além do curso em si”, afirma a aluna do CIn.

Eneri e equipe receberam prêmios como: engajamento no Programa Microsoft for Startups Founders Hub, mentoria de negócios da Microsoft Brasil e visita técnica ao Microsoft Technology Center do Brasil, além da classificação para a Imagine Cup 2023.

Imagine Cup – A Microsoft abriu inscrições para a 21ª edição da Imagine Cup, competição mundial promovida pela empresa que irá premiar as propostas de tecnologias mais inovadoras, desenvolvidas por estudantes para resolver problemas ligados a quatro temas: Meio Ambiente, Saúde, Educação e Estilo de Vida. Nesta edição, que terá como tema central “Todo estudante pode ser um empreendedor”, além do prêmio em dinheiro, os participantes contarão com apoio dos mentores do Microsoft Startups e terão a oportunidade de participar do Founders Hub.

Date of last modification: 23/12/2022, 14:45