News News

Back

Espaço Ciência abriga, a partir desta quinta (15), Encontro de Robótica e Inteligência Artificial

Evento pode ser visitado até domingo (18)

Da assessoria do Espaço Ciência

O Espaço Ciência abriga, de quinta a domingo (15 a 18), o Cintec – Encontro de Robótica e Inteligência Artificial. Realizado em parceria com o Centro de Informática e Laboratório iLika (Instituto Keizo Asami), da Universidade Federal (UFPE), serão quatro dias de oficinas e demonstrações. Entre as demonstrações, os visitantes poderão conhecer um robô que dança frevo e outros que fazem auditoria de urnas eletrônicas; assistir a uma partida de futebol de robôs; ou conhecer um sistema que mapeia focos de doenças às margens de rios. O Espaço Ciência funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h; sábados e domingos, das 13h às 17h. A entrada é gratuita. Grupos de menos de 15 pessoas não precisam agendar.

Serão cinco oficinas. Na quinta-feira (15), elas são voltadas ao público do Ensino Fundamental. Pela manhã, eles poderão ser introduzidos na metodologia maker por meio da programação em bloco, com uso do Scratch e, à tarde, entender o funcionamento e preparação de um robô jogador de futebol da categoria VSS (Very Small Size Soccer).

Na sexta-feira (16), é a vez do pessoal a partir do Ensino Médio. Pela manhã, eles podem conhecer a estrutura, os componentes e o modo de funcionamento de um robô jogador de futebol da categoria Small Size League (SSL). À tarde, serão convidados a interagir e controlar os movimentos do “TinyArmBot”, um minibraço robótico com Arduíno.

As duas oficinas sobre robôs para futebol (VSS e SSL) voltam a acontecer no sábado e, no domingo, os visitantes poderão ser introduzidos ao universo da programação com uma dinâmica em que criarão um código com instruções para ir do início ao fim de um labirinto.

Date of last modification: 13/09/2022, 15:22