News News

Back

Escolinha de Arte do Recife oferece três oficinas para crianças na Fenearte

Espaço presta homenagens a três mestres cirandeiros de Pernambuco: Lia de Itamaracá, Baracho e dona Duda

Foto: Divulgação

Crianças terão a oportunidade de participar das três oficinas

A Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que acontece até o dia 14 deste mês, no Pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco, conta com um espaço educativo da Escolinha de Arte do Recife. O espaço é coordenado pela professora Maisa Silva, diretora da Escolinha de Arte do Recife; pelo professor Everson Melquiades, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e por Auvaneide Carvalho, estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPE. O público-alvo são crianças a partir de três anos de idade. O espaço presta homenagens a três mestres cirandeiros de Pernambuco: Lia de Itamaracá, Baracho e dona Duda.

Desta forma, o espaço foi organizado didaticamente em três oficinas denominadas de “Cirandas e Brinquedos Cantados”, “Cirandas das Artes” e “História de Cirandeiros e Cirandeiras”, no qual as crianças participantes poderão vivenciar processos de compreensão do conhecimento artístico a partir da leitura, contextualização e produção artística, conforme é proposto pelas tendências atuais da arte-educação. No tempo que as crianças permanecerão neste ambiente da Fenearte, elas terão a oportunidade de participar das três oficinas. O espaço estará funcionando na Rua 7 do pavilhão do Centro de Convenções de Pernambuco.

A prática educativa deste espaço está sendo desenvolvida pelos arte/educadores da Escolinha de Arte do Recife e por estudantes dos cursos de licenciatura de Pedagogia, Artes Visuais e Dança da UFPE, possibilitando estabelecer na prática pedagógica desse espaço uma rede complexa de diálogos: diálogo interdisciplinar da arte com diferentes áreas de conhecimento; diálogo interterritorial das diferentes linguagens artísticas; diálogo intercultural entre artistas de expressão local, regional, nacional e internacional, de diferentes gêneros, etnias e estilos. Para desenvolver com qualidade social as suas atividades nesse espaço educativo, esses profissionais participaram de uma formação.

Mais informações
Professor Everson Melquiades

eversonmelquiadesas@gmail.com

Date of last modification: 09/07/2019, 12:58