News News

Back

Equipe do Colégio de Aplicação da UFPE conquista medalha de prata na Olimpíada Geo-Brasil (OGB) 2021

Estudantes foram orientadas pelo professor Edmário Menezes (Geografia)

O Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE conquistou, este mês, medalha de prata na Olimpíada Geo-Brasil (OGB) 2021. A equipe é composta pelas estudantes Aimê Carvalho Guimarães, Juliana Luíza de Andrade e Silva e Samara Leão de Barros da Silva, sob a orientação do professor Edmário Menezes (Geografia).

A OGB 2021 é composta de uma fase nacional e uma fase internacional. A fase nacional é constituída pela Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) e a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra (OBCT), que ocorreram conjuntamente. A fase nacional da olimpíada tem quatro etapas, sendo a última, ainda em curso, responsável por selecionar qual equipe irá para a fase internacional. O evento, ainda que estruturado em uma competição, tem por objetivo fomentar um ambiente colaborativo e de propagação de boas práticas de ensino.

As estudantes participantes da olimpíada demonstraram a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o pragmatismo da geografia física x geografia humana, que se expressa nas metodologias tradicionais de ensino e aprendizagem.

O evento contou com 3.849 equipes inscritas no país, sendo 236 de Pernambuco. O CAp-UFPE participou com uma equipe, que chegou até a penúltima fase, garantindo a prata.

Date of last modification: 29/09/2021, 16:13