News News

Back

Equipe de projeto de extensão de Odontologia da UFPE participa de eventos internacionais no Peru

O projeto é realizado no Ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, do curso de Odontologia

Um grupo de nove estudantes e dois professores do projeto de extensão “Atendimento a pacientes com patologias bucais e traumas faciais” da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está em Lima, no Peru, para ministrar cursos e trabalhos científicos em dois eventos internacionais. São ele o encontro do Colégio Odontológico del Perú e a VI Jornada Internacional de Cirurgia Y Traumatologia Bucomaxilofacial e Implantes. O projeto é realizado no Ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial, do curso de Odontologia da UFPE.

A participação da UFPE nos eventos ocorre em dois momentos. O primeiro deles é hoje (11). Já o segundo ocorre na próxima terça (15). O convite para o grupo foi feito pelo curso de Odontologia da Universidade Nacional Federico Villarreal, cuja sede fica em Lima, no Peru. Esta será a primeira participação presencial dos estudantes desde o início da pandemia de covid-19.

Os estudantes, do 2º ao 9º períodos de Odontologia da UFPE, foram selecionados a partir de um grupo de cerca de 20 estagiários que atuam no Ambulatório. Eles já vêm participando, de forma remota, de conferências nacionais e internacionais. “Essa participação é muito importante, porque estreita os laços de amizade entre os dois países”, avalia o professor Ricardo Eugenio Varela Ayres de Melo, vice-chefe do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial e coordenador do projeto de extensão.

“Além disso, nossa universidade tem seu nome projetado internacionalmente graças aos nossos estudantes”, completa Eugenio, que também é coordenador do Ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial e da Especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial da UFPE. Integra ainda o grupo que viajou para Lima o professor José Leonardo de Paiva e Souza, que também atua no projeto de extensão.

AMBULATÓRIO - O Ambulatório de Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) tem como objetivo fornecer um atendimento especializado à população, do acolhimento à total resolução. Entre os serviços oferecidos estão a realização de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais, prevenção e diagnóstico de câncer buco-facial e, caso necessário, intervenções cirúrgicas. Os atendimentos são realizados por meio de demanda espontânea, às segundas e quartas-feiras.

O espaço tem ainda o objetivo de apresentar aos estudantes de graduação a sequência completa das necessidades interventivas no processo de ensino/aprendizagem; e divulgar trabalhos científicos por meio de orientações de trabalhos de conclusão de curso e encontros científicos. O ambulatório fica localizado no Departamento de Odontologia, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPE.

Date of last modification: 11/11/2022, 14:34