News News

Back

Empresa do Polo TeC UFPE é primeira startup do Nordeste em Agrogeologia a obter cadastro junto ao Mapa

A certificação reconhece a qualidade das análises necessárias para comercialização de insumos agrícolas no Brasil

A Reminera, uma das startups integrantes do Programa de Incubação do Polo Tecnológico e Criativo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é a primeira startup do Nordeste na área de Agrogeologia a obter o cadastro de prestador de serviços de análises laboratoriais no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A certificação reconhece a qualidade das análises necessária para comercialização de insumos agrícolas no Brasil. A Reminera oferece assessoria e consultoria em Geologia e Meio Ambiente, com ênfase no aproveitamento de recursos minerais para a prática da rochagem, utilização de rochas moídas para reposição de nutrientes no solo.

Com a certificação, a Reminera está apta a realizar os serviços de análise do teor de SiO2 Livre por microscopia óptica de seções delgadas de rocha ou pó de rocha; análise de pH de abrasão de pó de rocha; análise granulométrica para especificação de natureza física; análise química semiquantitativa (soma de bases, teor de K; elementos tóxicos (As, Cd, Pb); micronutrientes). A empresa já realizava estudos de aproveitamento de resíduos de pedreiras e mineradoras como subprodutos agrícolas; serviços analíticos e laudos técnicos para regulamentação de produtos junto ao Mapa; assessoria burocrática para regulamentação de produtos junto ao Mapa; e estudo de potencial agronômico para remineralizador.

A rochagem é uma prática defendida pela Reminera como recurso-chave para recuperação de solos e florestas e diminuição da dependência do país por fertilizantes químicos importados. Além de minimizar o desperdício no setor de mineração, a Reminera tem ajudado a promover o acesso a alternativas mais sustentáveis para o setor agrícola, numa lógica de economia circular e regenerativa.

Seus cofundadores, Nayara Mesquita, Valdielly Silva e Thales Lúcio, são geólogos e mestres em Geociências formados pela UFPE e trabalham em conjunto com o Laboratório de Geoquímica Aplicada (LGAP). Thales é o aluno representante, doutorando em Geoquímica na UFPE e o professor do Departamento de Geologia João Adauto de Souza Neto é o pesquisador mentor da startup. O docente é vinculado ao Grupo de Pesquisa e Laboratório de Geologia Sedimentar e Ambiental (Lagese).

POLO TEC – Localizado no Campus Recife da UFPE e sob gestão da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine), o Polo Tecnológico e Criativo da UFPE é uma estrutura que estimula e presta apoio aos estudantes empreendedores e atua na promoção da cultura da inovação junto à comunidade acadêmica. A Dine organiza o Ambiente Promotor da Inovação na UFPE e é responsável pelas áreas de empreendedorismo, incubação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. A diretoria é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UFPE e está vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi).

Mais informações
reminera.agrogeologia@gmail.com

Date of last modification: 17/05/2021, 18:35