News News

Back

Editora UFPE recebe até sexta (29) propostas de publicação de livros

Antes de iniciar o processo de submissão, o autor precisa verificar se o seu texto atende todos os requisitos previstos pela editora

Termina na próxima sexta-feira (29) a primeira janela do ano para submissões de originais de autores interessados em publicar e-books ou livros físicos pela Editora UFPE em 2022. Um novo período de captação de propostas será aberto no próximo semestre, mas para obras com publicação prevista apenas para 2023. Para ter um projeto de publicação avaliado, o primeiro passo necessário é acessar o site da Editora, procurar a seção “Submissões” e fazer cadastro e login.

Antes de iniciar o processo de submissão, o autor precisa verificar se o seu texto atende todos os requisitos previstos pela Editora UFPE. As propostas que não estejam em conformidade com as diretrizes serão devolvidas, sem análise editorial. Entre os parâmetros necessários, estão o ineditismo e a exclusividade (a obra não deve ter sido publicada anteriormente e não poder estar sob análise de outra editora). Além disso, o projeto precisa estar configurado segundo os padrões do manual de formatação de originais da Editora UFPE, “Como publicar: política editorial e normas para a submissão de originais”, disponível gratuitamente aqui. 

Outra condição estipulada é que todos os originais tenham passado por prévia revisão textual realizada por profissional com formação e atuação na área editorial (Letras ou Jornalismo), a ser comprovada por meio de “Declaração de responsabilidade pela revisão de texto”. Obras originadas de dissertações e teses devem ter sido adaptadas ao formato de livro pelos autores antes de serem submetidas à apreciação editorial.

Após a submissão, a revisão textual realizada previamente passará por uma avaliação por amostragem, podendo haver devolução para ajustes, reservando-se à Editora UFPE o direito de não publicar obras que não correspondam aos padrões de escrita adequados à produção científica de qualidade. O trâmite dos originais submetidos à análise inclui a essencial etapa da avaliação acadêmico-científica, constituída pela emissão de dois pareceres em caráter duplo-cego, com a posterior homologação pelo Conselho Editorial (Coned).

Como em geral as publicações são custeadas pelos próprios autores, com recursos pessoais ou públicos, provenientes, por exemplo, de programas de pós-graduação, é possível, antes de submeter originais, solicitar à Editora UFPE, pelo e-mail publicacoes.editora@ufpe.br, um orçamento prévio para o projeto, mas que não se configurará como garantia de aceitação do original pela publicadora.

Eventualmente, os livros publicados podem receber custeio integral do órgão suplementar em conjunto com outras instâncias da Universidade Federal de Pernambuco, mas tais casos ocorrem através de editais próprios de submissão, como aconteceu recentemente com 34 e-books publicados com recursos da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), graças a um Edital Simplificado de Incentivo à Produção e Publicação de Livros Digitais.

Date of last modification: 27/04/2022, 13:57