News News

Back

DRI divulga Bolsas Elap de pesquisa no Canadá

A iniciativa contempla alunos de graduação e pós-graduação que desejem realizar pesquisas de quatro a seis meses no país

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFPE divulga a chamada de inscrições para as bolsas da modalidade Research Internship do Emerging Leaders in the Americas Program (Elap), que visa contribuir para o intercâmbio de estudantes de instituições de ensino brasileiras e canadenses e custear despesas com passagem, hospedagem, seguro, transporte e material acadêmico durante o período no Canadá. Discentes de graduação só podem realizar estágios de pesquisa de quatro meses em instituições conveniadas à UFPE, enquanto estudantes de pós-graduação podem candidatar-se a qualquer IES canadense que participe do Elap, para pesquisas de quatro a seis meses.

O valor da bolsa para estudantes de graduação é de, aproximadamente, 8,2 mil dólares canadenses. Para os estudantes de pós-graduação, o valor é de 8,2 mil dólares canadenses, para um período de quatro meses de pesquisa, ou de 11,1 mil dólares canadenses, para pesquisas com duração de quatro a seis meses. Os discentes devem estar cientes de que o depósito do valor é realizado cerca de 3 semanas após a chegada ao Canadá, por isso, é necessário que ele possa arcar com os custos da passagem e hospedagem no início do período de mobilidade.

Para candidatar-se, é necessário que o discente encontre um professor supervisor na IES canadense e realize a candidatura diretamente na universidade estrangeira. A DRI fornecerá apenas comprovante de matrícula e cópia do convênio com a IES canadense, após conferir se o discente cumpre todos os requisitos de candidatura. O prazo de inscrição varia de acordo com a IES de destino; porém, o prazo de envio da documentação pela DRI é de até cinco dias, portanto, os discentes devem considerar este prazo ao enviar o formulário. Mais informações estão disponíveis na chamada

MATCHING SERVICE ETS - A École de Technologie Supérieure oferecerá a oportunidade de matching service a dois estudantes da UFPE, na qual a instituição tentará encontrar um docente para supervisionar o discente durante o estágio de pesquisa na instituição. 

A DRI nomeará nesta modalidade o primeiro discente de graduação e o primeiro de pós-graduação que enviarem a seguinte documentação de forma completa até o dia 2 de fevereiro:
- Formulário de candidatura da ETS, preenchido em inglês ou em francês;
- CV em inglês ou em francês;
- Histórico acadêmico em inglês ou em francê; e
- Carta de recomendação de um docente, em inglês ou francês (não é necessário tradução oficial).

A indicação pela DRI e a participação na matching session não geram expectativa nem à vaga nem à efetiva localização de um supervisor pela ETS. Caso os discentes que participem encontrem supervisores, eles terão que realizar a candidatura regular ao programa, como os demais participantes da chamada.

PROGRAMA ACADÊMICO - Em breve, a DRI publicará informações sobre mobilidades dentro da categoria acadêmica para a graduação.

Formulário de Candidatura ao Matching Service da ETS (até o dia 2 de fevereiro)

Formulário de Candidatura ao Research Internship

Mais informações
divulgacao.dri@ufpe.br

Date of last modification: 30/01/2023, 15:24