News News

Back

Doutorando de Ciência da Computação da UFPE é o único brasileiro a fazer parte do Microsoft PhD Research Fellowship Program de 2022

Paulo Freitas está entre os 36 PhD Research Fellows selecionados no mundo

A Microsoft Research divulgou, no dia 13 deste mês, a lista dos vencedores do Microsoft PhD Research Fellowship Program de 2022. O único brasileiro presente na lista é o doutorando do Programa de Ciência da Computação da UFPE Paulo Freitas de Araujo Filho, orientado pelo professor Divanilson Rodrigo Campelo, do Centro de Informática (Cin), na área de Security and Privacy. 

Apenas 36 PhD Research Fellows foram selecionados no mundo, de universidades como Carnegie Mellon University, Stanford University, Massachusetts Institute of Technology, University of Oxford, École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Tsinghua University, University of Pennsylvania, University of California Santa Barbara, University of Chicago, University of Tokyo, University of British Columbia, Korea Advanced Institute of Science & Technology, University of Manchester, dentre outras. A UFPE é, portanto, a única universidade brasileira presente na lista.

O Microsoft PhD Research Fellowship Program é um programa global que identifica e capacita a próxima geração de talentos excepcionais em pesquisa de computação. A Microsoft reconhece o valor da diversidade na computação e visa aumentar o fluxo de talentos recebendo graus avançados em áreas relacionadas à computação para construir uma comunidade de pesquisa relacionada à computação mais forte e inclusiva.

“Trata-se de um privilégio e reconhecimento da minha pesquisa e do potencial do meu trabalho, bem como dos meus esforços, e dos esforços dos meus orientadores e times de pesquisa. Esta oportunidade me permitirá estabelecer colaborações com pesquisadores e times de pesquisa da Microsoft”, comenta Paulo Freitas.

Ele se formou, como laureado, em Engenharia Elétrica-Eletrônica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2016. Em 2018, concluiu o mestrado em Ciência da Computação também pela UFPE. Atualmente, cursa, em cotutela, o doutorado em Ciência da Computação pela UFPE e em Engenharia Elétrica pela École de Technologie Supérieure (ÉTS), Université du Québec, Montréal, Canadá. Com experiências profissionais na Ericsson no Canadá e na Intrepid Control Systems nos Estados Unidos, o doutorando trabalha atualmente como pesquisador na Tempest Security Intelligence. Seus principais interesses de pesquisa incluem cibersegurança, sistemas de detecção de intrusão, ataques adversariais e aprendizagem de máquina.

Em sua pesquisa, analisa como o aumento da quantidade de objetos conectados também aumenta significativamente os riscos de ciberataques, que podem causar perdas financeiras e colocar em risco a vida de pessoas. Apesar das soluções de cibersegurança existentes, ambientes de IoT (Internet das Coisas) trazem novos desafios, como bateria e recursos computacionais limitados. Além disso, novos tipos de ataques surgem diariamente, tal que mecanismos de detecção tradicionais baseados em assinaturas não conseguem detectá-los. Mesmo soluções de detecção do estado-da-arte baseadas em machine learning apresentam problemas por serem vulneráveis a ataques adversariais, que geram perturbações que comprometem modelos de machine learning.

“O principal desafio que me motiva é a urgente necessidade de propormos e desenvolvermos novas estratégias e técnicas para detectar ciberataques efetiva e eficientemente, enquanto também garantindo a segurança de sistemas de comunicação e ciber-segurança contra ataques adversariais”, afirma Paulo Freitas.

A Microsoft Research publicou um vídeo no YouTube com alguns grantees deste ano e o doutorando do CIn está no vídeo. Clique aqui para assistir. 

Date of last modification: 25/10/2022, 11:59