News News

Back

Documentário “Amigo secreto” é exibido em sessão única e gratuita no Cinema da UFPE

Filme foi seguido de debate com os professores Maria Eduarda da Mota Rocha e José Luiz Ratton, do Departamento de Sociologia

Foto: Clerrom Moreira

Sessão atraiu muitos estudantes e professores

O Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu ontem (3) à noite uma sessão única e gratuita do documentário “Amigo secreto”, da diretora Maria Augusta Ramos. Após a sessão, foi realizado um debate com os professores Maria Eduarda da Mota Rocha e José Luiz Ratton, do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

O documentário acompanha os jornalistas Carla Jiménez, Regiane Oliveira, Marina Rossi e Leandro Demori na cobertura do vazamento de conversas entre várias autoridades do Brasil no contexto da Operação Lava Jato. Maria Augusta Ramos mostra os profissionais da imprensa acompanhando os desdobramentos do caso e suas consequências no contexto da democracia brasileira.

Maria Eduarda da Mota Rocha destacou o processo de construção da memória em curso por jornalistas e cientistas sociais. Também falou sobre como a universidade se torna um alvo preferencial em momentos em que a democracia é ameaçada. José Luiz Ratton, por sua vez, ressaltou que os diversos negacionismos são processos coletivos que atingem a todos.

Date of last modification: 04/08/2022, 12:47