News News

Back

Docente do Departamento de Oceanografia ministra aulão sobre cultura oceânica

Mônica Costa viajou a convite da Administração do Arquipélago e contou com a colaboração de discentes e de um egresso de Oceanografia da UFPE

A professora Mônica Ferreira da Costa, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), ministrou ontem (8) o 7° aulão da série “Nas ondas do saber”, na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Arquipélago de Fernando de Noronha, em Fernando de Noronha. O tema do aulão foi a cultura oceânica, uma vez que a Organização das Nações Unidas declarou que esta é a “Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável” (2021 a 2030).

A docente viajou a convite da Administração do Arquipélago e contou com a colaboração de discentes e de um egresso do curso de bacharelado em Oceanografia da UFPE. As alunas Maria Luiza Rocha Coutinho e Anna Carolina Felipe contribuíram com o aulão, através de uma chamada de vídeo, proferindo uma palestra sobre o trabalho “A temática dos oceanos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma avaliação crítica”, o qual será publicado no periódico “Tropical Oceanography”. Além disso, o discente Marcus Vinicius Lima, egresso da Erem, mandou um recado de encorajamento aos alunos do Ensino Médio de Fernando de Noronha que estavam presentes.

Em conjunto com os professores da Erem, a professora Mônica conduziu uma atividade prática com a turma do 2° ano do Ensino Médio e produziram uma galeria com o resumo do conteúdo do aulão, cujo título foi "A ciência que precisamos... para o Oceano que queremos”.

O aulão contou ainda com a presença do empresário e oceanógrafo formado pela UFPE Túlio Silas, que contribuiu falando acerca de sua experiência como noronhense que veio estudar na UFPE e voltou para abrir a primeira empresa de consultoria no meio ambiente do arquipélago. A viagem também foi a oportunidade de entrega de materiais culturais às bibliotecas da ilha e de uma maquete do hidroavião Jahú para o acervo da ilha.

Mais informações
monica.costa@ufpe.br

Date of last modification: 10/08/2022, 09:06