News News

Back

Dissertação desenvolvida na Pós-Graduação em Geografia da UFPE recebe menção honrosa no Prêmio Aziz Nacib Ab’Saber

Trabalho foi produzido por Joaquim Pedro de Santana Xavier, orientado por Fabrizio de Luiz Rosito Listo e coorientado pelo professor Tulius Dias Nery (Cemaden)

A dissertação “Erosão pluvial e escorregamentos no estado de Pernambuco”, produzida e defendida no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) da UFPE, recebeu menção honrosa no Prêmio Aziz Nacib Ab’Saber – Geografia Física. O trabalho foi desenvolvido pelo discente Joaquim Pedro de Santana Xavier, orientado pelo professor Fabrizio de Luiz Rosito Listo (UFPE) e coorientado pelo professor Tulius Dias Nery (Cemaden).

A premiação, outorgada pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Geografia (Anpege), avaliou 38 dissertações de mestrado e 22 teses de doutorado. O comitê de Geografia Física da Anpege definiu o prêmio Aziz Nacib Ab´Sáber de melhor dissertação do biênio 2019-2020 e concedeu menção honrosa a três dissertações, sendo uma delas, a de Joaquim. A lista de premiados pode ser acessada no site da associação. 

A dissertação teve como objetivo geral elaborar um banco de dados, georreferenciado em Sistema de Informação Geográfica (SIG), com informações sobre as ocorrências de erosão pluvial e de escorregamento em escala regional para o estado de Pernambuco. A pesquisa está disponível no repositório da Universidade. 

Date of last modification: 24/11/2021, 17:57