News News

Back

Departamento de Física UFPE realiza nesta sexta-feira colóquio on-line sobre desenvolvimento de circuitos integrados fotônicos

A apresentação será do professor Roberto Panepucci, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, da Unicamp

O departamento de Física da UFPE promove, nesta sexta-feira (15), às 16h, o colóquio on-line “A microeletrônica e o desenvolvimento de circuitos integrados fotônicos”, com apresentação do professor Roberto Panepucci, do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento ocorre via plataforma Google Meet, através do link .

Os organizadores do colóquio virtual pedem para que os interessados entrem na sala com o microfone desligado e utilizando o e-mail institucional (@ufpe.br).

Resumo:

Na palestra, serão apresentados aspectos da trajetória da integração da microeletrônica com a tecnologia de fotônica em silício. A narrativa apresentará o ponto de vista dos mecanismos que permitem a fabricação de diversos dispositivos, incluindo aqueles que promovem o controle da interação da luz e da matéria. Também serão discutidos os desenvolvimentos iniciais que possibilitaram avanços rápidos na produção de dispositivos fotônicos numa plataforma criada para a produção de transistores; e também conceitos hoje em uso na microeletrônica que podem levar a novas funcionalidades nessa convergência. Ao final, serão propostas estratégias para avançar o estado da arte nesta área.

Date of last modification: 14/10/2021, 18:39