News News

Back

Departamento de Física promove colóquio sobre a internet quântica

Palestrante será o professor Daniel Felinto Pires Barbosa, doutor em Física pela UFPE

O Departamento de Física da UFPE promoverá, nesta sexta-feira (25), às 16h, um colóquio com o tema “Internet quântica: construindo sistemas quânticos globais”. A conversa será conduzida pelo professor Daniel Felinto Pires Barbosa, doutor em Física pela UFPE, que foca sua atuação nas áreas de Óptica, Física Atômica e Informação Quântica.

O evento ocorrerá exclusivamente de modo virtual, através da plataforma do Google Meet. Vale ressaltar que aqueles interessados em assistir ao colóquio devem entrar na sala utilizando o email institucional (@ufpe.br) e com o microfone desligado.

Resumo

A internet quântica surge como uma extensão dos protocolos de comunicação quântica, incorporando processamento local de informação junto com distribuição de emaranhamento quântico entre múltiplos sítios. Apesar de a comunicação quântica ter inicialmente se desenvolvido com foco em redes locais, nos últimos anos, grandes passos foram dados na distribuição de emaranhamento quântico via satélites, estabelecendo as primeiras redes quânticas de alcance verdadeiramente global. Por trás dessa trajetória de desenvolvimento tecnológico, houve também saltos conceituais dados nas últimas décadas sobre a natureza ubíqua do emaranhamento quântico e sua presença em diversos fenômenos naturais corriqueiros à nossa volta. Nesse colóquio, vou abordar esse arco de ideias que leva da observação de emaranhamento quântico em fenômenos cada vez mais simples, até seu controle e aplicação em comunicação quântica de crescente distância e complexidade. Focarei no trabalho do grupo no tema e nas perspectivas recentes de integrar esse trabalho ao esforço global de desenvolvimento de tecnologias para a internet quântica.

Date of last modification: 22/03/2022, 14:05