News News

Back

Departamento de Física da UFPE promove seminário na próxima segunda-feira (19)

O evento será apresentado pelo professor Jeferson Arenzon (UFRGS), às 16h, via Google Meet

O Departamento de Física (DF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promove na próxima segunda-feira (19) o seminário “Zumbis e desinformação". O evento será apresentado pelo professor Jeferson Arenzon, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), às 16h via Google Meet. O evento faz parte de uma série de palestras promovidas pelos cursos de graduação do departamento.

Jeferson possui graduação (1989), mestrado (1991) e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), onde atualmente é professor titular; e tem pós-doutorado pela Università di Napoli (5/1995-10/1996) e estágio sênior na Université Pierre et Marie Curie em Paris (12/2011-1/2013). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Mecânica Estatística, atuando principalmente em sistemas fora do equilíbrio e com dinâmica lenta (crescimento de domínios, vidros de spin e estruturais, sistemas granulares), sistemas biológicos (teoria de jogos e modelos de populações) ou carregados. É também um dos produtores/apresentadores do podcast de divulgação científica “Fronteiras da Ciência”, retransmitido por várias rádios nacionais e internacionais.

Resumo

O apocalipse zumbi já começou, disfarçado como pós-verdade, propagação de desinformação (fake news) e pseudociências. Nesta palestra, vamos explorar essa analogia, partindo do conceito popular de zumbis e descobrindo como ele foi usado nos últimos anos para estudar alguns comportamentos bizarros de insetos e outros animais, como amplificador de interesse em divulgação científica e políticas públicas e, finalmente, em modelos matemáticos de propagação de rumores.

Date of last modification: 15/04/2021, 17:51