News News

Back

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPE aprova resoluções nas áreas de pós-graduação e extensão

Entre as novidades está o conceito de fluxo contínuo para os programas de pós-graduação stricto sensu

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) aprovou resoluções nas áreas de pós-graduação e extensão, na última reunião realizada do ano, na última segunda-feira (14), por meio do Google Meet. Entre as pautas aprovadas estão o Calendário Acadêmico-Administrativo do Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu para o exercício de 2021, que traz a novidade do conceito de fluxo contínuo, com seis períodos de matrícula diferentes; atualização das normas para o credenciamento e funcionamento de curso de pós-graduação lato sensu (Especialização); e a regulamentação do plano de retomada gradual das ações de extensão universitária.

A resolução que fixa o Calendário Acadêmico-Administrativo do Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), dos três campi, para o exercício de 2021 implanta o conceito de fluxo contínuo. “Nós estamos chamando de ano de transição para, de fato, em 2022, conseguirmos aplicar o fluxo contínuo, que é a entrada na pós-graduação a qualquer momento”, disse a pró-reitora de Pós-Graduação, Carol Leandro.

Assim, estão previstas seis entradas ao longo do ano, dando maior celeridade e autonomia aos programas de pós-graduação para administração de suas atividades. Os períodos de matrícula do semestre letivo 2021.1 serão nos meses de março, maio e julho, e as aulas começam a partir de 29 de março (cada programa de pós-graduação deverá definir o dia de início das aulas) indo até 23 de julho de 2021. Já o semestre 2021.2 terá matrícula em agosto, outubro e dezembro, com aulas a partir de 16 de agosto de 2021 (cada programa de pós-graduação deverá definir o dia de início das aulas) até 28 de janeiro de 2022. “Portanto, a cada dois meses, os programas poderão matricular os seus respectivos alunos. E isso vai ser importantíssimo porque não vai represar os alunos no início do ano”, comentou Carol Leandro.

Outro destaque da reunião foi a aprovação da resolução que estabelece novas normas para o credenciamento de curso de pós-graduação lato sensu (Especialização) e a criação, coordenação, organização e funcionamento de suas turmas. O documento, que atualiza regras com o objetivo principal de desburocratizar o processo, foi elaborado pela Diretoria de Pós-Graduação Lato Sensu da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (Propg) em conjunto com uma comissão de docentes e técnicos administrativos com experiência na área.

Os pedidos de credenciamento de curso e de aprovação de turmas, por exemplo foram simplificados, mantendo a qualidade do processo. “A resolução traz uma nova forma de ver as especializações da UFPE, a possibilidade de colaborações com outras instituições, possibilidade de oferecer especializações a distância e alguns pontos que foram elaborados para dar mais fluidez ao processo, desde a abertura do curso até a sua própria execução”, afirmou a professora Carol Leandro.

Ainda na área de pós-graduação, o Cepe aprovou outras duas resoluções que revisam e atualizam resoluções anteriores da UFPE. A primeira, elaborada em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), estabelece as normas de realização de estágio de docência para estudantes dos programas de pós-graduação stricto sensu na Universidade. A segunda, feita em conjunto com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), disciplina a realização de cursos de doutorado em regime de cotutela (dupla e múltipla titulação), dentro do plano de internacionalização da UFPE.

EXTENSÃO – O Cepe também aprovou a resolução que regulamenta o plano de retomada gradual das ações de extensão universitária, no âmbito da UFPE. Válido para ações já cadastradas no SigProj, o documento indica o retorno das atividades que não possam ser executadas remotamente. As medidas não se aplicam à execução das ações de extensão ligadas às atividades essenciais de enfrentamento da Covid-19, as quais se mantiveram em execução.

“No contexto atual da Covid, os projetos de extensão vinculados ao enfrentamento da Covid nunca pararam”, afirmou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Oussama Naouar. “Mas aparecem demandas bem específicas de acesso a espaços, a ateliê, a um espaço necessário para gravar, por exemplo, uma atividade cultural dentro dos centros [acadêmicos]. Então, abrimos um diálogo democrático com os coordenadores para tentar enquadrar essas situações de uma maneira muito equilibrada”, explicou.

O documento, debatido previamente com coordenadores de ações de extensão, especifica as regras e os procedimentos de uso de espaços institucionais para realização destas atividades, levando em consideração o distanciamento social e os protocolos de biossegurança.

VIGÊNCIA – Todas as resoluções aprovadas pelo Cepe, na reunião de segunda-feira (14), entrarão em vigor no dia 2 de janeiro de 2021 e serão publicadas, em breve, no Boletim Oficial da UFPE, disponibilizado no site da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe). 

Date of last modification: 16/12/2020, 17:40