News News

Back

Congresso de Iniciação Científica celebra 30 anos de iniciação científica na UFPE

Cerimônia de abertura faz resgate histórico da Iniciação Científica e traz homenagens a personalidades que ajudaram a consolidar o programa na Universidade

A abertura do 30º Congresso de Iniciação Científica da UFPE (Conic), do 14º Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da UFPE (Coniti) e do 11º Encontro de Iniciação Científica do Ensino Médio da UFPE (Enic), realizada na manhã de ontem (22) na Concha Acústica Paulo Freire, reuniu pesquisadores, estudantes, representações estudantis e da sociedade civil, além de homenageados, numa cerimônia em que a importância da Iniciação Científica (IC) na formação do estudante em sua vida acadêmica e profissional foi destaque.

A relevância dos programas de IC para a ciência brasileira deu o tom do evento. Todos os convidados lembraram, a partir do resgate de suas próprias experiências como bolsistas de IC, como o contato com a pesquisa, ainda nos primeiros anos da graduação, foi determinante em suas trajetórias. Foram especialmente mencionadas pelos convidados a influência e a contribuição da IC para a ciência e pós-graduação brasileiras. Entre as diversas falas, foi pontuado como o estudante que entra em contato precocemente com a metodologia e linguagem científicas na graduação é influenciado em toda a sua trajetória profissional e acadêmica. Os convidados abordaram também o fato de a IC, para além da experiência formativa que proporciona, auxiliar o estudante em sua manutenção acadêmica por meio da concessão de bolsas.

A coordenadora-geral da IC na UFPE e do evento, professora Beate Saegesser, comentou o diferencial daqueles que passam pela experiência da pesquisa na graduação. “Chegar ao 30º Conic já mostra que estamos consolidados. Temos aqui na plateia vários docentes que, como alunos, passaram pela IC. A IC é a prata da casa no sentido em que ela fomenta a pós-graduação e o profissional lá fora para um pensamento crítico e diferenciado. Temos milhares de cérebros pensantes que colocamos para funcionar e para quem demos oportunidade por meio desse instrumento extremamente importante para o desenvolvimento estadual e nacional que é a IC”, celebrou ela.

Fotos: Anthony Santana

Abertura ocorreu na Concha Acústica Paulo Freire

O reitor Alfredo Gomes lembrou da dedicação de quem construiu o programa durante essas três décadas. “É interessante, nessa história, notar o compromisso dos professores e professoras, a sua dedicação histórica, nesses 30 anos de pesquisa que o Conic revela e que tem muito de um trabalho mais invisível, que acontece nos bastidores e não aparece de imediato. E nós somos gratos por todas essas pessoas que, lá atrás, construíram esse percurso, dentro da Universidade e também em outras instituições. Porque elas, verdadeiramente, creem naquilo que referendamos ainda hoje, o papel estratégico da universidade e ciência brasileiras para que possamos construir um Brasil soberano, autônomo e para fazer face aos grandes problemas nacionais”, destacou.

O vice-reitor Moacyr Araújo, além de lembrar que a IC é um programa consolidado há décadas no país, deu destaque a sua importância para a formação dos alunos que passam pela Universidade. “A IC tem um papel fundamental, não só na formação, mas na possibilidade desse primeiro contato com a ciência. É um programa maravilhoso e um dos grandes acertos lá de trás. Ela é revolucionária porque atua na origem e antecipa esse contato com a ciência. Temos que insistir, ampliar e valorizar cada vez mais o programa. A UFPE foi, é e sempre será a casa da ciência, resistiu e sempre vai resistir”, salientou.

O diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), Joaquim Martins Filho, aproveitou para citar uma pesquisa feita pela UFPE entre os egressos da UFPE que passaram pelos programas de IC. “A enquete revelou que, dos 78% que ingressaram na pós-graduação, 94% avalariam a IC como relevante ou muito relevante para a sua trajetória. Por outro lado, dentre os 28% dos egressos que ingressaram na vida profissional, um percentual muito alto avaliou a IC como relevante ou muito relevante para a sua vida”, descreveu.

Apesar disso, foi lembrado no evento como a ciência ainda não é prioridade no país, o que o pesquisador e professor emérito da UFPE Sergio Rezende exemplificou especialmente em sua fala. “A ciência e educação ainda não têm no Brasil, de fato, o papel que deviam ter porque uma boa parte da população ainda não tem oportunidade de ter uma boa educação. Felizmente, o Nordeste tem dado exemplos, com Pernambuco e Ceará, com avanço na educação fundamental e Ensino Médio”, enfatizou.

Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, lembrou o fato de o Brasil ter apenas 200 mil cientistas numa população de 200 milhões de habitantes. “Ou seja, temos apenas um milésimo da população trabalhando com ciência, diferentemente de países como Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, onde esse percentual é dez vezes maior, chegando a mais ou menos 1% da população”, contou o pesquisador. Para ele, isso explicaria muitas das dificuldades atuais do país, como, por exemplo, a crescente desindustrialização nacional. “A indústria fica cada vez mais sofisticada e inovadora, então, os países que não têm capacidade de criar e não fazem pesquisa na indústria ficam pra trás”, exemplificou.

O ex-ministro Sergio Rezende (à dir.) foi um dos homenageados no evento

HOMENAGENS - A cerimônia de abertura teve a participação de diversas autoridades responsáveis pela coordenação da IC na Universidade, dentre elas o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Pedro Carelli; o diretor de Pesquisa, Joaquim Martins Filho; a coordenadora-geral dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e coordenadora-geral do evento, Beate Saegesser. 

O evento contou com a presença do ex-ministro de Ciência e Tecnologia e professor emérito da UFPE Sergio Rezende, um dos homenageados do congresso. Também prestigiaram a cerimônia o vereador do Recife Ivan Moraes; a advogada e vice-presidenta da Comissão da Verdade sobre a Escravidão Negra da Ordem dos Advogados do Brasil Pernambuco (OAB/PE) Robeyoncé Lima, ex-aluna da UFPE; o subcomandante coronel Oliveira, representando o Colégio Militar do Recife; e os representantes da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) em Pernambuco e do Diretório Central de Estudantes da UFPE (DCE), Renilson Luna e Emanuel Carlos, respectivamente.

Foram homenageados na cerimônia de abertura do Conic o ex-ministro Sérgio Rezende; a professora do Colégio de Aplicação da UFPE (CAp) Katia Aparecida Aquino; o professor Antonio Carlos Pavão, ex-diretor do Espaço Ciência; a atual diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) e responsável pelo Projeto Futuras Cientistas, Giovanna Machado; e o tenente-coronel Ronaldo, do Colégio Militar do Recife.

Além dessas personalidades, a organização do congresso homenageou pesquisadores e pessoas que ajudaram a consolidar a IC na UFPE. Integram a lista de contemplados nas homenagens a primeira coordenadora do Programa de Iniciação Científica na UFPE (Pibic), Galba Takaki, e os ex-coordenadores do Setor de Bolsas de Iniciação Científica da UFPE Isabel Machado, Armèle Dornelas, Maria Isabel Pedrosa, Fernando Machado, Maria de Lourdes Florêncio, Valderez Pinto Ferreira, Maria Tereza Correia, além do ex-funcionário do Setor Jailson Lacerda dos Santos.

EVENTO - Os congressos formam o espaço institucional em que alunos de graduação e de Ensino Médio apresentam os resultados finais de trabalhos desenvolvidos nos Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM) da UFPE e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico a (CNPq). Nesses programas, os alunos e alunas desenvolvem, durante um ano, um projeto de pesquisa com orientação de professores da universidade.

Nesta edição, em que o Pibic completa 30 anos de existência na UFPE, a estimativa é que cerca de 2 mil inscritos participem do congresso, que está sendo realizado no Centro de Convenções da UFPE desde ontem (22) e se encerra amanhã (24). Integram a programação apresentações de trabalhos realizadas nos formatos de sessões orais e de pôsteres, além de mesa-redonda e minicursos. As apresentações são distribuídas pelas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes.

Date of last modification: 24/03/2023, 15:29