News News

Back

Concha Acústica sedia lançamento de livro que resgata fraudes em eleições com cédulas e desfaz mitos da urna eletrônica

Evento será realizado na próxima quinta-feira (22), às 9h, com distribuição gratuita de livros

A Concha Acústica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebe o lançamento do livro “Tudo o que você sempre quis saber sobre a urna eletrônica brasileira”, da jornalista e escritora Fernanda Soares Andrade, na próxima quinta-feira (22), às 9h, com distribuição gratuita de livros. A publicação faz um resgate da história das eleições no Brasil, dos casos de fraudes no sistema eleitoral com cédulas de papel, o processo de informatização do voto e dos tribunais eleitorais, como e por que foi criada a urna eletrônica.

Para o trabalho de apuração, a jornalista baseou-se em documentos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e em depoimentos de pessoas que participaram do desenvolvimento da urna, como engenheiros e membros do TSE, o ministro Gilmar Mendes e o ministro Carlos Velloso, ex-presidente do TSE, em cuja gestão se implantou a urna eletrônica. O livro tem também o objetivo de esclarecer a população sobre o funcionamento e segurança da urna, além de toda a lisura do processo eleitoral.

O evento é uma realização do Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federais na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial (SindCT), com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Pernambucana de Ciências (APC) e Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe). A obra pode ser acessada gratuitamente pelo site do SindCT

Date of last modification: 20/09/2022, 13:34