News News

Back

Comissão promove ação de divulgação e conscientização sobre cuidados paliativos no HC

Atividade aconteceu nas Portarias 1 (administrativa) e 4 (dos ambulatórios)

A manhã de hoje (27) foi marcada por ações de divulgação e conscientização sobre os cuidados paliativos e sobre a atuação da comissão multiprofissional temática. A atividade foi direcionada a usuários e trabalhadores do Hospital das Clínicas da UFPE e aconteceu nas Portarias 1 (administrativa) e 4 (dos ambulatórios) em alusão ao Dia Mundial, que é celebrado no segundo sábado do mês de outubro. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A ação foi promovida pela Comissão de Cuidados Paliativos, que atua de forma multiprofissional desde 2017 no hospital universitário. “Ao longo do tempo, promovemos cursos e aulas para as diversas clínicas que compõem o HC e para alunos da graduação, realizamos a avaliação e parecer de pacientes à beira-leito e colaboramos na discussão de casos com as equipes de assistência”, explica a presidente da Comissão e clínica médica do HC, Christyanne Rodrigues.

O tema da campanha mundial deste ano é “Não deixe ninguém para trás – Equidade no acesso aos Cuidados Paliativos”, que tem como objetivo fazer um apelo para o acesso equitativo até 2030. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), “os cuidados paliativos são uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares em problemas associados a doenças que ameaçam a vida ao prevenir e aliviar o sofrimento por meio da investigação precoce , avaliação correta e tratamento da dor e de outros problemas físicos, psicossociais ou espirituais”.

“Eu não sabia o que eram os cuidados paliativos, mas o pessoal me explicou aqui. É importante saber que há essa maneira de tratamento também e que aqui no Hospital das Clínicas tem essa equipe para fazer isso”, explica a artesã Betânia Silva.

Date of last modification: 27/10/2021, 15:23