News News

Back

Com o auxílio do Redec-UFPE, estudantes do interior de PE recebem medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Com oficinas, aulões e exercícios, o programa auxiliou estudantes da Educação Básica de forma remota

Da assessoria do Redec

Em clima olímpico, o Programa de Extensão Residência Docentes nas Ciências, o Redec, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), comemora mais uma grande vitória. Os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental, dos municípios de Paudalho e Glória do Goitá, cidades conveniadas ao Redec, receberam cinco medalhas de ouro, 12 de prata e 11 de bronze na maior competição de Astronomia do país.

Diante do contexto de pandemia, o Redec auxiliou os estudantes de forma remota na preparação para as provas com a realização de oficinas, aulões e exercícios. Somente nas escolas do município do Paudalho, na Zona da Mata Norte, que teve convênio oficializado com o programa em julho, foram quatro medalhistas de ouro, seis de prata e seis de bronze, totalizando 16 alunos. Já na cidade de Glória do Goitá, foram duas medalhas de ouro, seis de prata e seis de bronze.

Assim, os residentes do Redec foram fundamentais nessa conquista, pois enfrentaram os desafios de ajudar os alunos à distância. “A gente precisou ter muita força de vontade e apoio da escola, para conseguir chamar os alunos para os preparatórios que realizamos. Então, tivemos muito cuidado em levar conteúdos densos, mas de maneira leve, que desafiasse esse aluno. É fundamental estimular a participação dos estudantes nesse tipo de evento, e consequentemente no aprendizado”, explicou Fernanda Alves, supervisora e residente do Redec.

O apoio da escola foi essencial para a obtenção dessas medalhas. Karla Farias, gestora da Escola Municipal Fernanda Dornelas Câmara Paes, do município de Glória do Goitá, comenta a emoção que teve ao ver os resultados da competição. “O meu sentimento foi de extrema felicidade, mesmo no período pandêmico, nunca deixamos de acreditar nos nossos estudantes”, diz. Glória Maria, gestora do Colégio Municipal do Paudalho, também reconhece o protagonismo do Redec na cidade. “O papel do Redec foi muito importante na conquista dessas medalhas”, afirmou.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) foi realizada nos dias 27 e 28 de maio, nos formatos presencial e on-line. Na sua 24° edição, a OBA contou com 900 mil inscritos, maior número desde 1998, ano de lançamento da Olimpíada. O evento também contou com a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que completou 15 anos de existência.

Date of last modification: 10/08/2021, 15:11