News News

Back

Centro de Informática da UFPE recebe palestra da pesquisadora Vanessa Testoni

Evento on-line acontece no dia 25 deste maio, às 11h, com transmissão pelo YouTube

A pesquisadora Vanessa Testoni é a convidada do evento organizado pelo Programa de Residência CIn/Samsung em Visão Computacional do Centro de Informática (CIn) da UFPE, que será realizado no próximo dia 25 deste mês, às 11h. Com transmissão através do canal do YouTube do CIn, a palestra on-line é intitulada “True immersive experience is finally coming to us: the standards ecosystem under construction to enable real world products”.

Desde 2018, Vanessa atua como líder da delegação brasileira do comitê internacional vinculado à Organização Internacional de Normalização (ISO) e à Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC), que define padrões mundiais para codificação de conteúdos multimídia. No encontro, serão apresentadas as atividades do órgão, bem como o processo de criação de padrões e o status atual das organizações de desenvolvimento de padrões (SDOs). A delegação brasileira, primeira e única na América Latina para o ISO/IEC JTC 1/SC29, foi criada em 2018 e desde então especialistas brasileiros da indústria e da academia vêm contribuindo com tecnologias inovadoras para definições de padrões multimídia ISO/ITU-T.

PALESTRANTE – É líder da equipe de Pesquisa & Desenvolvimento da Unico ID Tech https://unico.io/ , com foco em visão computacional, biometria, processamento de imagem/vídeo, multimídia, teoria da informação e aprendizado de máquina. Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR/2002), graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/2003) e mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/2006 e 2011). Realizou pós-doutorado no Departamento de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD), entre 2012 e 2013.

Foi pesquisadora no Samsung Research Institute Brazil (SRBR), de 2013 a 2022. É Microsoft Certified Professional (MCP) C#.NET e membro do IEEE e do ACM. Em 2009, foi a contemplada brasileira com o Microsoft Research PhD Fellowship Award e em 2014 recebeu o prestigiado MIT TR35 Brasil (MIT Technology Review – inovadores com menos de 35 anos). Em 2018, foi promovida a membro sênior do IEEE e nomeada como primeira chefe nacional da delegação brasileira ISO/IEC JTC 001/SC 29 (JPEG/MPEG). Em 2021, foi eleita membro associado do Comitê Técnico de Processamento de Sinais Multimídia do IEEE. É autora/coautora de várias publicações científicas e patentes e também tem trabalhado ativamente como membro do comitê do programa, oradora e revisora em várias publicações multimídia e eventos midiáticos.

Date of last modification: 18/05/2022, 18:42