News News

Back

Centro de Informática (CIn) da UFPE abre inscrições para dois cursos de especialização em parceria com a Motorola e a Softex

As capacitações contemplam as áreas de Engenharia de Software, Robótica e Inteligência Artificial

Da equipe de Comunicação do CIn

O Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com a Motorola e a Softex, abriu inscrições para dois cursos de pós-graduação lato sensu (especialização). De forma inédita, a parceria com a Softex lança o programa para formação da primeira turma do Curso de Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software. Já a 23ª turma do Curso de Residência em Software da Motorola, em sua 4ª edição, formará alunos na área de Engenharia de Software, com ênfase em Teste de Software.

Ambos os programas seguem o modelo de Residência em Software, ganhador do Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, promovido pelo MCT/SEPIN/PBQP-SW e contam com o objetivo principal de incentivar a formação de recursos humanos com alto grau de especialização nas áreas citadas.

Alunos de graduação reconhecidos pelo MEC em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e áreas afins, de universidades de todo o Brasil, poderão participar do processo seletivo. Os concluintes dos cursos receberão certificado emitido pela UFPE.

Para ingressar na 23ª turma da Motorola, os interessados devem preencher o formulário de inscrição até o dia 8 de fevereiro. A especialização da Softex, cujo formulário está aqui, tem prazo de inscrição até o dia 17 de fevereiro. Os editais dos cursos podem ser acessados no site do CIn. 

O curso de especialização nas aplicações de Robótica e Inteligência Artificial a Testes de Software possui incentivos e benefícios previstos nos Programas e Projetos Prioritários de Interesse Nacional (PPI), e terá como foco a automação e execução de diversos tipos de testes, realizados através de Robótica ou baseados em Inteligência Artificial. O curso inclui disciplinas que cobrem conceitos básicos e avançados de Robótica, Inteligência Artificial e Testes de Software.

Já a especialização com ênfase em testes de software embarcado e aplicações em computação móvel, contará com os incentivos e benefícios previstos na Lei de Informática. O foco de atuação desta turma será planejamento, projeto, automação e execução de diversos tipos de testes, realizados em aplicações para celulares, além de cobrir conceitos básicos e avançados de Engenharia de Software.

Date of last modification: 25/01/2021, 18:13