News News

Back

Centenário de Manuel Correia de Andrade será comemorado em evento em 2022

Prazos, valores e eixos temáticos para a submissão de trabalhos científicos e demais normativas estão disponíveis no site do evento

Diante da magnitude das contribuições acadêmicas e da amplitude e importância das temáticas por ele trabalhadas, a Rede de Pesquisadores Itinerários da Educação Geográfica (Repeg), em cooperação com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Universidade de Pernambuco (UPE) promoverão, de 2 a 5 de agosto de 2022, no Recife, o evento “A terra e o homem: centenário de Manuel Correia de Andrade”.

Manuel Correia de Andrade, que foi professor da UFPE por várias décadas e recebeu o título de Professor Emérito da Universidade, figura entre um dos principais pensadores das ciências humanas do Brasil. A relevância do referido pensador é refletida também nos prêmios e títulos recebidos durante a sua vida e após seu falecimento, dando nomes a bibliotecas, cátedras, auditórios em diferentes instituições de ensino no Brasil, sendo ainda hoje objeto de estudo e pesquisa em teses e dissertações em diversas áreas do conhecimento.

No evento, serão debatidos os temas: A questão agrária, Planejamento Regional e Territorial, O ensino da História e da Geografia, O rural e o urbano, Vida e Obra de Manuel Correia de Andrade e Meio ambiente: as relações entre a terra e o homem.

Prazos, valores e eixos temáticos para a submissão de trabalhos científicos e demais normativas estão disponíveis no site do evento. O público alvo deste evento são, estudantes, professores, pesquisadores e profissionais das ciências humanas em geral que se identificam com as temáticas abordadas pelo Geógrafo Manuel Correia de Andrade. Interessados no tema devem se inscrever compartilhando pesquisas, relatos de experiência e reflexões.

Os professores Osvaldo Girão (chefe do departamento de Ciências Geográficas) e Cláudio Ubiratan e a professora Thaís de Lourdes Correia, todos do Departamento de Ciências Geográficas da UFPE, estão envolvidos na organização do evento, entre outros. 

Mais informações
Redes sociais @manuelcorreia.oevento
manuelcorreiaaterraeohomem@gmail.com

Date of last modification: 24/11/2021, 16:20