News News

Back

Brasileiros podem participar do MagPlaneta, experimento global para medir o campo magnético da Terra

Projeto é coordenado em Pernambuco por dois professores da UFPE, que atuam como gestores do Espaço Ciência

O Espaço Ciência e o Observatório Nacional (RJ) lançam nesta semana o projeto MagPlaneta, um experimento global para medir o campo magnético da Terra, e mesmo quem não é pesquisador de uma dessas instituições pode participar. Para isso, basta ter um celular com sensores de campo e GPS, baixar o aplicativo gratuito Physics Toolbox Sensor Suite (desenvolvido pela Vieyra Software, gratuito para Android e iOS) e seguir as instruções disponibilizadas no site. 

Além dos manuais, que trazem um passo a passo com textos e imagens, nessa mesma página as pessoas interessadas encontram os formulários em que precisam registrar os resultados obtidos com suas medições. O material é apresentado nas versões em português e inglês, pois a ideia é que escolas, instituições e indivíduos de qualquer parte do mundo possam contribuir com a ação. 

O experimento é organizado por pesquisadores das duas instituições públicas que têm como um de seus objetivos a popularização da ciência. Professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o químico Antonio Carlos Pavão e o físico Fernando Machado representam o Espaço Ciência – o primeiro é diretor da instituição pernambucana e o segundo, assessor especial.

“O Espaço Ciência é um dos museus mais importantes no país voltado para a popularização da Ciência. A concepção do projeto surgiu da necessidade dele ser uma instituição geradora de conhecimento e de aumentar sua visibilidade internacional. Sendo o campo magnético da Terra importante inclusive como escudo para partículas de alta energia, vindas principalmente do Sol, é fundamental que a população de uma forma geral conheça mais sobre essa importância. Até por isso está sendo montada uma exposição nesse tema”, afirma Fernando Machado, que é especialista em materiais magnéticos.

Pelo Observatório Nacional, que integra a rede mundial de observadores magnéticos Intermagnet, participam do projeto MagPlaneta os professores e geofísicos Cosme Ferreira da Ponte Neto e Luiz Benyosef. A iniciativa também conta com o suporte de Verinildo Noberto Rito.

Os dados encaminhados pelos colaboradores da ação vão alimentar uma planilha vinculada ao aplicativo Google Earth. Além da mostra sobre geomagnetismo e medição do campo magnético da Terra, que foi citada pelo professor Fernando Machado e deve ser montada de maneira permanente no Espaço Ciência, os realizadores do projeto planejam utilizar os resultados do experimento para elaborar uma publicação.

As variações no campo magnético podem interferir em vários aspectos da vida humana. “Desde a navegação e o controle de aviões até a transmissão em TVs e celulares e distribuição de energia. Podem, inclusive, indicar a existência de minérios em algumas regiões”, explica o físico Fernando Machado, no material de divulgação do projeto.

Mais informações
magplanetaec@gmail.com

Date of last modification: 09/11/2022, 11:42