News News

Back

Bacharelados Interdisciplinares são tema de ciclo de palestras promovido pela Prograd

A mediadora será a diretora de Gestão Acadêmica da Prograd/UFPE, Kátia Cunha

O Ciclo de Palestras sobre Bacharelados Interdisciplinares tem nova edição, na próxima quinta-feira (17), às 10h, via internet. Promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFPE, o evento traz a palestra “Formação Geral e Básica do Curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e a Inserção no Mercado de Trabalho”, do professor Rodrigo Codes, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), do Rio Grande do Norte. A mediadora será a diretora de Gestão Acadêmica da Prograd/UFPE, Kátia Cunha. 

O objetivo do evento é apresentar as experiências exitosas na área de Bacharelados Interdisciplinares, ampliando o conhecimento e fomentando o debate sobre o tema. O encontro é voltado a docentes, técnicos e estudantes da UFPE. Estarão na abertura o reitor Alfredo Gomes e a pró-reitora de Graduação Magna do Carmo Silva. O link para participação no ciclo de palestras será enviado aos centros acadêmicos envolvidos. Demais interessados podem solicitar o link do Google Meet pelo e-mail secdde.prograd@ufpe.br.

O Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) é baseado na formação em ciclos e pode contemplar até três ciclos. O primeiro fornece uma formação generalizada em Ciência, Tecnologia, Saúde e Humanidades, valorizando os conceitos, a ética e a cultura. O segundo concede uma formação específica e de caráter profissional. E o terceiro destina-se à formação no nível de pós-graduação.

A estrutura dos Bacharelados Interdisciplinares possibilita não apenas uma formação de caráter geral, mas também uma formação profissional em um ambiente propício a` inovação. Sua configuração dinâmica permite ampliar a comunicação entre diversas áreas do conhecimento e vários setores da sociedade, com potencial para atender às demandas sociais em escalas regional e estadual.

A UFPE está implantando um BICT no Centro Acadêmico do Agreste (CAA), em Caruaru. O curso terá como primeiro ciclo o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, e o segundo ciclo terá duas opções: Ciência de Materiais e Matemática Aplicada.

PALESTRAS – A Prograd já realizou outras duas edições do Ciclo de Palestras sobre Bacharelados Interdisciplinares com convidados da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal do ABC (UFABC), nos meses de março e abril, respectivamente. Nas ocasiões, foram apresentadas as experiências e a criação desses cursos nessas instituições de ensino superior.

Mais informações
secdde.prograd@ufpe.br

Date of last modification: 16/06/2021, 18:16