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Artigo publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é destaque na biblioteca científica da Scielo

O estudo, produzido por estudantes da UFPE e da UFCG, analisa a relação entre cognição e desempenho em Matemática

Artigo publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) é destaque do mês de março da biblioteca científica on-line internacional Scielo. O estudo, intitulado “Os três componentes executivos básicos e o desempenho matemático escolar”, foi produzido por Alanny Nunes de Santana e Antonio Roazzi, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Monilly Ramos Araújo Melo, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O texto trata da relação entre cognição e desempenho em Matemática e foi escolhido, pelo corpo editor da RBEP, para fazer parte das publicações da biblioteca, que reúne publicações de periódicos científicos de diversos países.

De caráter quantitativo, o artigo buscou verificar quais componentes executivos (memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva) mais se associam ao desempenho matemático e qual é a magnitude dessa relação. De acordo com os autores, os resultados das análises estatísticas de correlação e regressão empreendidas revelaram relações significativas entre os três componentes e o desempenho em matemática, com forte predominância da memória de trabalho seguida da flexibilidade cognitiva e do controle inibitório. O texto e outras publicações do número podem ser acessados no site da revista. 

A edição mais recente da RBEP, na qual o artigo foi publicado, abordou temas ligados à realidade atual da educação básica, superior, profissional e tecnológica no Brasil. O número conta com artigos e um relato de experiência sobre os diferentes níveis educacionais. A publicação teve a colaboração de 31 autores de instituições brasileiras, das regiões Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste, e quatro autores de universidades estrangeiras, sediadas na Espanha, nos Estados Unidos, no México, na Colômbia e na Argentina. 

Criada em 1944, a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos é um periódico quadrimestral, publicado em formato impresso e eletrônico. A revista publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas que apresenta consistência, rigor e originalidade na abordagem do tema e contribuem para a construção do conhecimento na área de educação. A revista também publica relatos de experiência e resenhas. A publicação está classificada com nota máxima, nas áreas de ensino e educação, no Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

Date of last modification: 18/05/2021, 16:46