News News

Back

Andifes celebra 30 anos e homenageia ex-presidentes da instituição

Entre os homenageados estão os ex-reitores da UFPE Mozart Neves Ramos e Amaro Lins

Da assessoria da Andifes

Durante o ano de 2019, foram realizadas ações alusivas à celebração dos 30 anos da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, e, na última quarta-feira (4), a instituição recebeu seus ex-presidentes e outras personalidades que contribuíram com a história da associação ao longo dos 30 anos de fundação. Entre os homenageados estavam os ex-reitores da UFPE Mozart Neves Ramos e Amaro Lins, ex-presidentes da instituição.

Fotos: Divulgação


Reitor, vice-reitor e pró-reitores prestigiaram ex-dirigentes

O reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Araújo, e os pró-reitores para Assuntos Acadêmicos, Magna do Carmo Silva, e de Extensão e Cultura, Oussama Naouar, estiveram presentes na solenidade.

A cerimônia foi iniciada pelo deputado federal Nilson Pinto (PSDB-PA), membro da primeira diretoria da Andifes, em 1989, quando foi reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA). O parlamentar fez uma retrospectiva do cenário socioeconômico e político, contextualizando com a criação da Andifes e o atual momento vivido pela associação, além de destacar as relevantes contribuições do sistema de universidades federais para o país ao longo das últimas três décadas.

HOMENAGENS – Em sessão de homenagem, foram entregues cerca de 30 certificados de reconhecimento àqueles que se tornaram atores relevantes na construção do atual sistema de universidades federais. “A Andifes celebra 30 anos em um evento memorável. Sua história foi revivida pelo testemunho de importantes protagonistas. Uma história de muito trabalho, de muitas propostas, de muita resistência, na qual, a cada ano, juntamente com cada instituição cujos interesses procura representar, a Andifes soube articular a defesa dos valores acadêmicos mais elevados com os mais profundos valores democráticos”, ressaltou o presidente João Carlos Salles.

TRÊS DÉCADAS – Criada em 1989 por 28 dirigentes, hoje Andifes é formada por 63 universidades federais associadas e, em breve, serão 69. O sistema é composto por cerca de 1,2 milhão de alunos e 334 campi. Os atuais 50 hospitais universitários possuem cerca de nove mil leitos, realizam mais de 315 internações, 400 mil cirurgias e 23 milhões de consultas e exames especializados, por ano.

Além da formação de profissionais qualificados, as universidades federais produzem ciência, tecnologia e inovação que são fundamentais para o crescimento do País, e auxiliam, de forma decisiva, na superação das desigualdades regionais.

O sistema possui uma rede de equipamentos públicos e serviços que atendem à população nas mais diversas áreas, incluindo museus; teatros; cinemas; agências de inovação; incubadoras de empresas; escritórios de assistência jurídica; serviços de atenção à saúde mental, entre outros.

A Andifes foi criada meses após a promulgação da Constituição Federal de 1988 e foi a Carta Magna que norteou o nascimento e o crescimento da associação. Hoje, três décadas após sua fundação, a Andifes segue defendendo valores como a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; educação como direito de todos e dever do Estado, gratuidade; autonomia.

O público do seminário foi composto por dezenas de convidados, entre reitores, pró-reitores, professores, parlamentares, além de representantes de entidades e instituições.

Relação de homenageados

Ex-presidentes da Andifes

Alan Kardec Martins Barbiero
Amaro Henrique Pessoa Lins
Ana Lúcia Almeida Gazzola
Ângela Maria Paiva Cruz
Antônio Diomário de Queiroz
Arquimedes Diógenes Ciloni
Carlos Edilson de Almeida Maneschy
Carlos Roberto Antunes dos Santos
Edward Madureira Brasil
Emídio Cantídio de Oliveira Filho
Emmanuel Zagury Tourinho
Jesualdo Pereira Farias
João Luiz Martins
José Ivonildo do Rego
Maria Lúcia Cavalli Neder
Mozart Neves Ramos
Nelson Maculan Filho
Newton Lima Neto
Odilon Antônio Marcuzzo do Canto
Oswaldo Baptista Duarte Filho
Paulo Speller
Reinaldo Centoducatte
Rodolfo Joaquim Pinto da Luz
Targino de Araújo Filho
Tomaz Aroldo da Mota Santos
Vanessa Guimarães Pinto
Wrana Maria Panizzi

Atuantes em favor da Andifes

Abílio Baeta Neves – Capes
Ana Cláudia da Cruz Lisboa –Andifes
Helena Bonciani Nader – SBPC
Jorge Almeida Guimarães – Capes
Luiz Cláudio Costa – UFV
Nelson Cardoso do Amaral – UFG
Nelson Simões da Silva – RNP
Deborah Macedo Duprat de Britto Pereira – MPF
Roberto Claudio Frota Bezerra – UFC

Date of last modification: 09/12/2019, 16:12