News News

Back

Abertas inscrições para Processo Seletivo de Ingresso por Reintegração e Transferência Interna UFPE 2020.2

Seleção visa ao preenchimento de 2.151 vagas ociosas geradas por evasão nos três campi

O Processo Seletivo de Ingresso por Reintegração e Transferência Interna UFPE 2020.2 está com inscrições abertas, de hoje (29) até segunda-feira (3), exclusivamente via Sistema Integrado de Gerenciamento Acadêmico (Siga). Voltada a ex-alunos e alunos de graduação, a seleção visa ao preenchimento de vagas ociosas geradas por evasão. Ao todo, há 2.151 vagas distribuídas em quatro áreas de conhecimento para os campi Recife, Caruaru e Vitória. Além do edital de seleção, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) preparou um Guia do/a Candidato/a, com uma série de perguntas e respostas para orientar os estudantes.

O processo seletivo é destinado ao ex-estudante da UFPE que pretenda reintegração no mesmo curso e campus; ao estudante da UFPE que pretenda transferência para outro turno do mesmo curso e campus; e ao estudante da UFPE que pretenda transferência para outro curso da mesma área de conhecimento ou para o mesmo curso de campus diferente daquele ao qual se encontra vinculado.

No ato da inscrição, o candidato deve fazer opção por uma única categoria, campus, curso e turno, podendo escolher a ordem de preferência de turno para cursos cuja oferta de vagas se dê em mais de um turno. O processo seletivo contempla apenas os cursos de graduação da modalidade presencial.

Haverá Testes de Habilidades Específicas (THE) para os cursos de Música, Dança e Letras/Libras apenas para os inscritos na categoria Transferência Interna entre cursos da mesma área de conhecimento. O cronograma consta no edital de seleção.

O preenchimento das vagas obedecerá à seguinte ordem de prioridade: Reintegração; Transferência Interna de turno no mesmo curso e mesmo campus; Transferência Interna entre cursos da mesma área de conhecimento. Os critérios de classificação podem ser conferidos no edital nº 04/2021.

A lista de classificados será divulgada no dia 10 de maio, até as 17h. A matrícula em componentes curriculares deverá ser realizada pelo estudante, exclusivamente por meio de acesso ao Siga, no prazo definido no Calendário Acadêmico da Graduação, após classificação no certame. O estudante que não solicitar matrícula acadêmica perderá o vínculo com a UFPE.

Quem tiver dúvidas sobre a seleção pode acessar o Guia do/a Candidato/a. O material traz orientações básicas sobre as normas que regem o processo seletivo. Entre os pontos abordados estão o que é a seleção, quem pode participar, como se inscrever, resultado e outros.

O edital nº 04/2021 do Processo Seletivo de Ingresso por Reintegração e Transferência Interna UFPE 2020.2, o Guia do/a Candidato/a e a as resoluções do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) referentes à seleção estão disponíveis no site da Prograd.

ORIENTAÇÕES - A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) orienta que os alunos interessados em realizar a reintegração devem acessar o site e inserir seus dados pessoais. O endereço é público. Por isso, não é necessário estar logado no sistema para que a inscrição seja realizada.

Já para aqueles que desejam realizar a transferência interna e mudança de turno, é preciso logar no Siga, navegar até a funcionalidade referente à opção desejada e preencher os dados de curso/turno de destino. Para transferência entre cursos, o passo a passo é: Menu Ingresso > Ingresso Extravestibular > Transferência Interna > Solicitar. No caso de mudança de turno, o aluno deve obedecer aos seguintes passos: Menu Ingresso > Ingresso Extravestibular > Mudança de Turno > Solicitar.
 
Date of last modification: 30/04/2021, 14:03