News News

Back

Abertas inscrições para curso de capacitação em Noções de Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0

Curso é promovido pelo Laboratório de Controle Avançado e Otimização de Processos (Laco) da UFPE, ligado ao DEQ-UFPE, e empresa Maxlim

O Laboratório de Controle Avançado e Otimização de Processos (Laco) da UFPE, ligado ao Departamento de Engenharia Química (DEQ) da Universidade, em parceria com a indústria de produtos químicos Maxlim, recebem inscrições, até o dia 3 de novembro, para o curso “Noções de Tecnologias Habilitadoras da Indústria 4.0, ênfase em Inteligência Artificial, para uso nas indústrias de transformações: Químicas e de Alimentos. A inscrição pode ser feita por meio de formulário eletrônico

O objetivo do programa é apresentar aos alunos de graduação da área tecnológica, alunos de escolas técnicas e profissionais de indústrias, noções e conceitos de Machine Learning e Deep Learning para indústrias de transformação e como essas tecnologias podem otimizar a produção das indústrias químicas e de alimentos.

O curso terá um caráter multidisciplinar e dará aos participantes a capacidade de desenvolver exemplos sobre o uso de IA nas indústrias, e oferecerá disciplinas nos seguintes tópicos: Linguagem Python Estatística básica Noções de Automação, Noções de Metrologia, Conceitos de Inteligência artificial em processos químicos.

As aulas serão de 3 de novembro até o dia 3 de dezembro, às terças e quintas, das 18h30 às 21h, e aos sábados, das 9h às 14h, remotamente (aula síncrona), com carga horária total de 40 horas. As atividades on-line ocorrerão por meio das plataformas Google Meet e Google Classroom. É necessário garantir presença mínima de 80% para receber certificação de participação no curso. São disponibilizadas cem vagas, gratuitamente. A prioridade será dada a estudantes de graduação da área tecnológica, alunos de escolas técnicas e profissionais de indústrias.

Os dez melhores alunos do curso receberão uma bolsa da Facepe no valor de R$ 500, para desenvolver, imediatamente após o curso, atividades por três meses no tema Inteligência Artificial para indústrias químicas entre junho e agosto. Para esses bolsistas, a carga horária será de 20 horas semanais. A iniciativa tem financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) e colaboração da indústria de Produtos químicos Maxlim.

Date of last modification: 21/10/2022, 11:56