News News

Back

Abertas inscrições para curso de capacitação em Massificação do Uso de Ferramentas de IA Para as Indústrias de Transformações: Químicas e de Alimentos

Inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico

O Laboratório de Controle Avançado e Otimização de Processos (Laco), ligado ao Departamento de Engenharia Química (DEQ) da UFPE, em parceria com a indústria de produtos químicos Maxlim, recebe inscrições, até o dia 16 deste mês, para o curso “Massificação do Uso de Ferramentas de IA Para as Indústrias de Transformações: Químicas e de Alimentos”. As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico

O objetivo do programa é apresentar aos alunos de graduação da área tecnológica, alunos de escolas técnicas e profissionais de indústrias, noções e conceitos de Machine Learning e Deep Learning para indústrias de transformação e como essas tecnologias podem otimizar a produção das indústrias químicas e de alimentos.

O curso terá um caráter multidisciplinar e dará aos participantes a capacidade de desenvolver exemplos sobre o uso de IA nas indústrias. Serão oferecidas disciplinas nos seguintes tópicos: Linguagem Python, Estatística Básica, Noções de Automação, Noções de Metrologia e Conceitos de Inteligência Artificial em Processos Químicos.

As aulas ocorrerão do dia 16 deste mês até o dia 16 de junho, de segunda a sexta, das 18h30 às 20h30, remotamente (aula síncrona), com carga horária total de 40 horas. As atividades on-line ocorrerão por meio das plataformas Google Meet e Google Classroom. Presença mínima de 80% garante certificação de participação no curso. São disponibilizadas cem vagas, gratuitamente. A prioridade será dada a estudantes de graduação da área tecnológica, alunos de escolas técnicas e profissionais de indústrias.

Os dez melhores alunos do curso receberão uma bolsa da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) no valor de R$ 500 para desenvolver, imediatamente após o curso, atividades por três meses no tema inteligência artificial para indústrias químicas. Para esses bolsistas a carga horária será de 20 horas semanais. A iniciativa tem financiamento da Facepe e colaboração da Indústria de Produtos Químicos Maxlim.

Date of last modification: 09/05/2022, 14:26