Back

Refeitório do HC adota medidas especiais para reduzir riscos de transmissão da Covid-19

Essas adaptações de fluxos e procedimentos operacionais foram realizadas em parceria com o Setor de Hotelaria Hospitalar

Foto: Unidade de Comunicação do HC/Ebserh

Refeitório passou a ser utilizado apenas pelos residentes

Com o objetivo de reduzir os riscos de contaminação pela Covid-19, a gestão do Hospital das Clínicas da UFPE adotou uma série de medidas preventivas para dar mais segurança a todos que trabalham, estão internados ou acompanhando pacientes no hospital-escola. Algumas delas, referentes à distribuição e ao consumo de refeições, têm como objetivo evitar aglomerações e o contato com superfícies e objetos. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

As refeições dos acompanhantes de pacientes deixaram de ser realizadas no refeitório e passaram a ser feitas nas enfermarias e com o uso de materiais descartáveis. Com isso, o refeitório passou a ser utilizado apenas pelos residentes e com a adoção de uma série de medidas como distanciamento das mesas e cadeiras para evitar contato mais próximo entre as pessoas; ampliação do horário de atendimento para evitar aglomerações; distância maior tanto na fila quanto em relação ao balcão de pedidos (em vez do self-service, para evitar o contato com a comida e com as superfícies próximas).

Além disso, o refeitório é totalmente higienizado a cada refeição, bem como o acesso à cozinha passou a ser exclusivo para os colaboradores da Unidade de Produção de Alimentos (UPA) que manipulam os alimentos. Essas adaptações de fluxos e procedimentos operacionais foram realizadas em parceria com o Setor de Hotelaria Hospitalar e validadas pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente. “Realizamos muitas mudanças para dar mais segurança a todos durante esse período”, explica a coordenadora da UPA do HC, Mileide Gonçalves.

Date of last modification: 03/04/2020, 17:25