Back

Plataforma busca mapear comportamento das pessoas e percepção de risco em tempos de Covid-19

Jogo acessa a percepção e comportamento individual, permitindo ao participante fazer uma autoavaliação

Está no ar a pesquisa “Mapa de percepção de risco e comportamento sobre o novo coronavírus” (Corona Risco), que busca mapear como as pessoas estão percebendo o novo coronavírus como risco à sua saúde e, por conseguinte, como estão se comportando. Idealizado pelo biólogo Thiago Araújo, coordenador de Pesquisa e Extensão da Uninassau, o projeto conta com a participação do professor Ulysses Albuquerque, do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da ecóloga Juliana Silva, da pedagoga Cybelle Albuquerque e da desenvolvedora Quacks Interatividade Digital. A pesquisa é aberta ao público e pode ser respondida no site

De acordo com os criadores, a plataforma é baseada em dois aspectos importantes nas tomadas de decisão em epidemiologia: como as pessoas percebem o risco de uma doença (veem) e como elas se comportam (agem). “Não basta a pessoa perceber uma doença como um risco se ela não tem atitudes ou comportamentos que as afastam ou previnem da doença. São as atitudes preventivas que podem evitar que ela fique doente e, no caso de doenças infectocontagiosas, afetar as pessoas com as quais convivem. No caso de doenças infecciosas, o comportamento individual pode ser preponderante na transmissão da doença”, explicam.

Por meio de um jogo (quiz), a plataforma acessa a percepção e comportamento individual, permitindo ao participante fazer uma autoavaliação no final. A pesquisa foi construída com base em métodos científicos tradicionalmente usados nos estudos de ecologia humana e epidemiologia social. Além disso, com base nos dados de todas as pessoas que participarem, serão calculados mapas de calor (para comportamento e percepção de risco), permitindo identificar tais fatores em uma dada região da cidade. “Precisamos gerar dados para que fiquem disponíveis aos tomadores de decisão”, ressalta o professor Ulysses Albuquerque.

Mais informações
Corona Risco

contato@coronarisco.com

Date of last modification: 07/04/2020, 16:19