Back

Hotelaria Hospitalar reforça segurança dos profissionais do HC e dos pacientes com a Covid-19

Houve mudança no fluxo dos elevadores e na higienização de áreas e superfícies

O Setor de Hotelaria Hospitalar do Hospital das Clínicas da UFPE, em parceria com o Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, com o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) e com a Unidade de Produtos para Saúde (UPS), construiu fluxos e protocolos com o intuito de promover maior segurança aos profissionais de saúde do hospital e aos pacientes com Covid-19, que serão recebidos e tratados em breve no hospital-escola, que é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) .

Foto: Unidade de Comunicação do HC-Ebserh

Profissionais do HC estão trabalhando com mais segurança

Alguns protocolos operacionais foram adaptados para o contexto da pandemia de Covid-19, como os de fluxo de elevadores, capacitação de profissionais de saúde e terceirizados, confecção de kits de enxoval para pacientes e profissionais (incluindo os EPIs), higienização (de áreas e superfícies) e destinação de resíduos, além de fluxos referentes às dietas (já mostrados em matéria anterior), entre outros.

O fluxo de elevadores, por exemplo, destina três elevadores para o transporte da equipe de assistência e pacientes com Covid para acesso aos ambulatórios (elevadores 7 e 9, na recepção 4) e internação (elevador 3, na recepção 1), em caso de necessidade para isolamento no 8º andar ou estabilização, já que a área destinada à Covid-19 será utilizada no térreo. Por esse novo desenho, o profissional de saúde avisa por telefone à recepção para interdição do equipamento e, após a utilização, será efetuada a desinfecção para uso seguro na sequência.

Quanto à higienização de áreas e superfícies, as equipes que vão trabalhar no local foram treinadas para a utilização de produtos específicos para desinfecção de alto nível (com uma bomba de diluição própria) e rotina de limpeza e desinfecção ampliada de áreas e superfícies.

“A pandemia exige cuidados específicos que estamos tomando em parceria com as diversas áreas técnicas do HC, como o Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Sost e UPS, Infraestrutura Física, Logística, Suprimentos, entre outros”, explica a chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar do HC, Viterbina Ribeiro.

Além disso, haverá mudanças no fluxo de acesso dos profissionais do HC, a partir da próxima segunda-feira (13), com entrada e saída exclusiva pela Portaria 1 (voltada para a BR-101). A Portaria 4, que dá acesso aos ambulatórios, será destinada para entrada e saída de usuários e dos colaboradores responsáveis pelo recolhimento dos resíduos e de roupa suja e pelo transporte de corpos para o necrotério.

Date of last modification: 07/04/2020, 16:59