Back

Estudantes criam campanha Todos pela Pesca Artesanal para apoiar comunidade pesqueira

Depois do impacto socioeconômico do derramamento de óleo no ano passado, a comunidade vem sofrendo agora com o coronavírus

Depois do impacto socioeconômico do derramamento de óleo no ano passado, a comunidade pesqueira vem sofrendo agora com o coronavírus, com dificuldades tanto em relação à pesca quanto à venda. Pensando nessa população, 13 estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Biológicas e Ambientais se uniram para ajudar 120 famílias da reserva extrativista Acaú-Goiana, que fica na divisa entre os Estados de Pernambuco e Paraíba. A campanha Todos pela Pesca Artesanal é um projeto independente e recebe contribuições por meio de vaquinha virtual e de doação de alimentos e materiais de limpeza, que serão coletados na casa do doador, com todos os cuidados necessários.

“Decidimos criar esse projeto para tentar mediar essa problemática socioeconômica que está afetando as comunidades pesqueiras com as quais a gente já desenvolve pesquisas”, explica o doutorando Ivo Raposo, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema). “Era o momento de eles começarem a se reerguer, mas o coronavírus quebrou mais uma vez a cadeia produtiva da pesca artesanal”, afirma o estudante, ligados ao Laboratório de Avaliação, Recuperação e Restauração de Ecossistemas Aquáticos. As cestas básicas serão doadas priorizando as pessoas mais necessitadas de cada comunidade.

Date of last modification: 07/04/2020, 11:11