Artigos Artigos

Voltar

Editora Universitária

Por Gilson Edmar, médico e vice-reitor da UFPE
gilson.edmar@ufpe.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Entre as instituições de ensino superior (IES), ressaltamos que as universidades, incluindo a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), têm como uma das suas missões a geração do conhecimento e a difusão deste conhecimento dentro e fora do seu campus. Esse conhecimento é constituído pela produção científica, tecnológica, artística e cultural desenvolvida pelos seus professores, estudantes e servidores e pelos saberes produzidos na sociedade, incluindo os saberes populares, trazidos para a academia, no sentido de estimular este intercâmbio, tão necessário para a formação completa de um cidadão.

A UFPE, em coerência com este princípio, criou em 1955 a sua Editora Universitária (EdUFPE), com o objetivo de editar, publicar e difundir os conteúdos oriundos das suas diversas áreas do conhecimento. Ao longo destes 54 anos, colecionou um acervo literário extraordinário dos intelectuais do nosso e de outros estados brasileiros. É a mais antiga e uma das mais produtivas entre as suas congêneres.

A nossa Editora acompanhou a evolução tecnológica, modernizando seus equipamentos, para melhorar cada vez mais a qualidade do seu principal produto: o livro. Atualmente dispõe de máquinas adequadas à sua finalidade, incluindo uma impressora Sona e uma Heidelberg, obtidas com recursos de emenda parlamentar do deputado Pedro Eugênio e da Finep, respectivamente. Com elas, vem melhor ordenando o trabalho cotidiano da sua gráfica, que faz parte também desta nossa unidade acadêmica.

Toda esta eficácia atual trouxe a necessidade de uma melhoria na sua infraestrutura, que foi sendo executada progressivamente, adaptando e otimizando seus espaços. Salientamos a inauguração, há cerca de um ano, de um auditório moderno climatizado, com o apoio da Chesf, que vem permitindo reuniões culturais relevantes da Universidade, entre estas, o lançamento dos livros editados por nós e até mesmo por outras editoras.

Do ponto de vista funcional, todos os seus dirigentes anteriores e principalmente as suas atuais diretoras, professoras Gilda Lins e Maria José Luna, vêm dando uma dinâmica moderna na gestão da Editora e um permanente estímulo aos atuais e aos futuros autores a trazerem seus manuscritos para transformá-los em livros. Implantou também uma eficiente administração com agilidade na editoração e impressão do futuro produto, graças à dedicação dos seus servidores técnico-administrativos e da competência dos seus gráficos. Além disso, consolidaram o papel do Conselho Editorial na análise das propostas editoriais e do Conselho Técnico-Administrativo na assessoria das atividades gerais.

É bastante diversificado e amplo o seu acervo atual, composto de livros e compêndios individualizados, como também as diversas coleções já devidamente reconhecidas e aceitas pelo mundo literário. Entre estas, citamos o Programa do Livro-Texto, a Coleção Nordestina, a coleção Teses e Dissertações e a série Vozes da UFPE (esta última por iniciativa minha).

O programa instituído para a editoração do livro-texto foi criado para dar oportunidade aos docentes da UFPE de publicar a experiência na sua área de atuação e permitiu o uso do livro como fonte de estudo pelos estudantes. Como é financiado pela própria instituição, o livro didático é sempre de baixo custo, não sendo vantagem usar a “xerox” como material didático.
A Coleção Nordestina nasceu de um convênio entre as editoras das universidades federais da região com a finalidade de editar as obras dos seus escritores, preservando assim este patrimônio cultural. Cada editora se comprometeu a publicar um título por ano. A EdUFPE vem cumprindo o seu papel.

A série Vozes da UFPE tem como objetivo preservar a memória da instituição seja com a publicação do pensamento dos dirigentes da universidade, expresso através dos seus discursos de posse, como também com as edições sobre a história da Faculdade de Farmácia e do Centro de Ciências Biológicas.

Foi iniciada recentemente a editoração da coleção Teses e Dissertações, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, publicando o resultado das pesquisas das nossas pós-graduações. Está para ser iniciada a Coleção de Extensão, que divulgará as intensas atividades extensionistas da UFPE, esta em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão. A nossa Editora Universitária não é só uma unidade de publicação de livros. Exerce o papel de indutora do crescimento cultural da universidade e da região, tornando-se assim um orgulho para a UFPE.
 
Publicado na edição do dia 25 de junho do Jornal do Commercio
Data da última modificação: 31/10/2016, 10:39

Portlets aninhado Portlets aninhado