Articles Articles

Back

Valores universitários

Quero o impossível sempre, e só desejo/ o irreal, que se esquiva à ação presente/ e é disto que se faz minha esperança. Com esse belíssimo poema do padre Daniel Lima, professor de estética e psicologia na UFPE, falecido neste ano, queremos enviar saudações de ano-novo à comunidade da UFPE, que se estendem a todos seus familiares e à sociedade. 

Acreditamos que esse poema exprime bem o espírito universitário, cujos valores a universidade cultiva, a exemplo do mérito acadêmico, obtido pelo estudo cotidiano.

É através do cumprimento de suas missões de formação de recursos humanos de qualidade, de realização de pesquisas em temas estratégicos para o desenvolvimento científico e tecnológico e a independência econômica dos povos, que a universidade pública confirma seu lugar nas lutas sociais por direitos à educação. Isso se torna possível com o seu envolvimento, via extensão, com os problemas cotidianos e o intercâmbio de saberes.

Mas a universidade é também o lugar da polêmica, do assumir riscos, do confronto de ideias, do livre exercício do pensar, da construção de projetos transformadores que resultam tanto dos conflitos quanto dos consensos que se formam. Por isso, ela é o espaço apropriado para contestar, para se indignar contras preconceitos. É ela o espaço da diversidade, da construção da cidadania. Ora, se viver é interagir, a esperança de que nos fala Daniel Lima só se obtém compartilhando-se, em uma só comunidade, sonhos de estudantes, professores e servidores técnico-administrativos. Por isso, dissemos aos estudantes, em 2012, que o futuro é agora. Sua construção começa hoje. Com o exercício desses valores. Estejamos atentos a eles.

A universidade é o lugar da ousadia, da execução de projetos que criem oportunidades de transformação. E isso só se obtém com o reconhecimento do erro, inerente ao desenvolvimento da ciência, e, como nos disse padre Daniel Lima, desejando o irreal, recomeçando de novo, e continuando se estiver no caminho certo.

Estamos conscientes que seguimos no bom caminho. As universidades brasileiras se fortaleceram nos governos Lula e Dilma. Concursos públicos vêm sendo realizados. Recursos financeiros existem para laboratórios, salas de aula, restaurantes, casas de estudantes e bibliotecas. A interiorização das universidades é uma realidade. A UFPE está em Vitória e Caruaru. 

Claro, grandes desafios permanecem, sobretudo aqueles relativos ao modo de gestão da instituição, que vem se modernizando, com o uso de novas plataformas tecnológicas e organizacionais. 

Porém, o que mais conta são as pessoas, a valorização do seu trabalho, a prática difícil da cooperação. Por isso, seguindo o poeta, na passagem para um novo ano, queiramos o impossível, alarguemos nossas esperanças, com a consciência da magnitude do desafio. Vale a pena. 

Anísio Brasileiro e Silvio Romero Marques, reitor e vice-reitor da UFPE, publicado em 1º de janeiro de 2013 no Jornal do Commercio.
Date of last modification: 27/10/2016, 14:16

Nested Portlets Nested Portlets