Articles Articles

Back

UFPE e José Martí

Por Anísio Brasileiro, reitor da UFPE

Recentemente, ao participar da Conferência Internacional “Con todos y para el bien de todos” – ocorrido em Havana sob a coordenação da Oficina do Programa Martiano e o auspício da Unesco – pude confirmar a importância de José Martí para a formação de um pensamento próprio para nossa América. Em clássico ensaio escrito em janeiro de 1891, chamado Nuestra America, José Martí, escritor, ensaísta, filósofo, poeta, diplomata, político, educador, afirma a importância das “trincheiras de ideias” que valem mais que “trincheiras de pedras”, ressaltando que “não há proa que possa cortar uma nuvem de ideias”.

E que ideias, dentre tantas, caracterizam o pensamento original de Martí, nascido em 1853, e que continuam atuais hoje? Primeiro, a identidade latino-americana, expressa pela cultura e história de lutas pela democracia e contra o colonialismo. A construção cotidiana dessa identidade passa pelo conhecimento dos nossos problemas, para que possam ser resolvidos. Segundo, a educação como bem público, em que cabe ao Estado prover a todos uma escola pública de qualidade. Terceiro, a ideia de que o conhecimento é interdisciplinar, e que temas de sociedade, como saúde, educação, meio ambiente, violência, devem ser tratados em escala mundial. Martí destaca o papel da universidade, na aplicação dessas ideias de modo a beneficiar a todos, uma vez que ela é o lugar natural onde se analisa os elementos peculiares dos povos.

Esses conceitos dão sentido à luta pelo fortalecimento da universidade pública brasileira como instituição social. A UFPE vem mantendo e fortalecendo esse compromisso, pois realiza pesquisas com foco em uma visão interdisciplinar do conhecimento latino-americano. Para isso, temos fortalecido a área de relações internacionais que, de forma integrada com demais unidades acadêmicas, vem articulando as ações dos institutos de estudos recentemente criados, sobre a América Latina, África e Ásia.

Ressaltamos o pioneirismo de José Martí que defendeu de forma original a importância de uma abordagem interdisciplinar e internacional do conhecimento. E que, aliada ao papel estratégico da instituição pública, constitui um pilar de sustentação de um modelo de organização da sociedade, no qual prevaleçam a democracia e a justiça social.

Artigo publicado em 5 de abril no Jornal do Commercio

Date of last modification: 27/10/2016, 14:11

Nested Portlets Nested Portlets