Articles Articles

Back

Reconstruindo esperança

Por Silvio Romero Marques*

Quatro equipes cirúrgicas do Hospital das Clínicas da UFPE, trabalhando de forma associada, realizaram, em jovem de 18 anos, paciente deste hospital, a ressecção de um cisto aneurismático de mandíbula com reconstrução plástica para tratamento de deformidade. Realizado no mês de maio, o procedimento é inédito em nosso meio e, raras vezes, foi realizado em outros centros. Em período de reestruturação, o hospital e seus servidores, com a realização deste procedimento que teve 12 horas de duração, deram uma demonstração inquestionável de confiança nos novos rumos escolhidos pela gestão da instituição, cinco meses após a chegada do novo diretor superintendente, Frederico Ribeiro, ainda sob os olhares reticentes de muitos observadores. Em agosto, iniciaram-se as contratações, por concurso, de novos técnicos, médicos, enfermeiros, advogados, engenheiros e outros profissionais, fazendo um total de 281 servidores. Até fevereiro de 2015, mais 125 profissionais serão efetivados no hospital.

Em paralelo, operaram-se ações importantes na revitalização do nosso HC. Nove elevadores restaurados com mecânica inteiramente nova e readequação de seus interiores e exteriores, inclusive alguns fora de uso há muitos anos. A já concluída instalação do scanner com técnica radioativa para o diagnóstico precoce das lesões malignas (PET scan) aguarda apenas os acertos clínicos para ter o início de sua atividade oferecida ao público. O “eterno” alagamento do subsolo foi solucionado com a drenagem de toda a área, o que permitirá novos usos para sua extensa superfície. Também está resolvido o problema da água potável com a inauguração da nova estação de tratamento, substituindo a inservível estrutura metálica que ocupava o centro do pátio interno do hospital. O local será objeto de um projeto de jardinagem. Além desses avanços, o 11º andar com sua estrutura finalizada compõe hoje um confortável e aprazível ambiente de trabalho inteiramente novo, com 24 leitos em sua ala sul, distribuídos em quartos duplos com mobiliário e iluminação modernos que se destinam aos pacientes em quimioterapia.

Ainda nesse momento, a ressonância magnética “sai da caixa” e deixa os corredores com a finalização das obras que permitirão o uso do espaço previsto em condições técnicas ideais. A portaria quatro, entrada dos pacientes de ambulatório, foi inteiramente reformada, sem falarmos na unidade satélite do Medical Innovation Institute da Johnson e Johnson, instalada no Núcleo de Cirurgia Experimental do HC, com ferramentas de última geração para o treinamento e formação em cirurgia videolaparoscópica. Todas estas notícias são animadoras, embora saibamos que há muito mais a fazer até que o HC-PE torne-se um centro hospitalar de referência internacional, como nós queremos e como exige a sua história e a nossa tradição.

* Silvio Romero Marques é vice-reitor da UFPE

Artigo publicado no Jornal do Commercio de 29 de novembro de 2014

Date of last modification: 27/10/2016, 14:15

Nested Portlets Nested Portlets