Articles Articles

Back

HC cumpre a sua missão

Por Anísio Brasileiro (reitor da UFPE) e Silvio Romero Marques (vice-reitor)

Os hospitais universitários são instituições complexas e de grande relevância social. Eles têm tripla missão: formação de recursos humanos, assistência à saúde da população e geração do conhecimento através de pesquisas em áreas estratégicas para o bem-estar social. Graças à competência de seus profissionais, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE)vem cumprindo com êxito seu papel, honrando compromissos com a população.

Hoje, o HC está integrado ao complexo de saúde da UFPE, formado pelas ciências da saúde e biológicas, ofertando três residências referenciadas, a residência médica, que desde 1958 já formou mais de 1.600 especialistas, e as residências de nutrição, enfermagem e a multiprofissional, única no Brasil a oferecer especializações em sete áreas da saúde.

Em cumprimento à sua missão social, foram realizadas no HC, em 2011, 11.685 internações, 191.629 consultas e 6.374 cirurgias. Para atender bem a população, o HC conta com um corpo dedicado de 1.800 servidores – a exemplo de médicos, enfermeiros, assistentes sociais, administradores. Importantes são os 293 residentes e 1.210 estudantes. Para fortalecer seu quadro de servidores, foram realizados 437 concursos.

Com a iniciativa de recuperar as instalações de um projeto arquitetônico de mais de 40 anos, a UFPE aceitou o desafio de dotar o HC de condições técnicas capazes de atender às exigências do curso médico. O hospital vem superando suas dificuldades e crescendo em todos os sentidos. Tem organizado programas de repercussão social como o transplante renal, a cirurgia cardiovascular e endovascular, a cirurgia bariátrica, a neurologia e neurocirurgia, o atendimento aos pacientes oncológicos, ao mesmo tempo em que se adapta à convivência com o SUS.

Articulado com a Secretaria de Saúde do Estado, com unidades de pesquisa da UFPE, como o Lika, e com seu Núcleo de Cirurgia Experimental, o HC associa-se à implantação de um laboratório de biologia molecular para diagnóstico de HPV, HIV e câncer de mama.

Há seis meses, assumimos a reitoria da UFPE, conscientes dos desafios a enfrentar. Somos cientes da importância do HC e do potencial de seus servidores. Estamos trabalhando para melhorar a manutenção da estrutura predial, rede elétrica, climatização, elevadores, acessos, água, estacionamento, entorno e recuperação das fachadas.

Está em execução o projeto da rede lógica, e obras para abrigar a urgência e emergência, a Diagimagem, a Ressonância Magnética, o Same e o Pet-Scan, além de fortalecer a GesPública, responsável pelo programa de qualidade do HC. Como projeto para o futuro, temos a construção da unidade de oftalmologia. Criamos a diretoria de pesquisa, ensino e extensão, e estamos instalando o Conselho Técnico-Administrativo. Defenderemos, sempre, o HC como hospital público universitário, de qualidade e aberto à comunidade a quem deve servir.

Publicado na edição do dia 10 de maio do Jornal do Commercio

Date of last modification: 27/10/2016, 14:17

Nested Portlets Nested Portlets