Articles Articles

Back

A televisão universitária

Por Gilson Edmar – vice-reitor da UFPE
gilson.edmar@ufpe.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

O Sistema de Rádio e Televisão da UFPE, um de seus órgãos suplementares, tem como missão apoiar o ensino, a pesquisa e a extensão na sua área de atuação e nas suas atividades cotidianas. As nossas emissoras de rádio AM e FM, com programação diversificada, priorizam os temas nordestinos e do nosso Estado, divulgando também programas oriundos de todo o mundo de cunho científico, cultural, esportivo e político. Além disso, apresenta repertório musical que atende a todos os gostos e contribui para a formação integral do cidadão, seja através da música popular brasileira e regional, seja com a música erudita. Assim é o nosso sistema de rádio, que cumpre seu papel com qualidade e eficiência.

A nossa Televisão Universitária (TVU), primeira emissora de TV educativa da América Latina, com 40 anos de existência, foi construída, instalada e inaugurada no reitorado do prof. Murilo Guimarães, cujo centenário do nascimento foi celebrado em 2009. É uma televisão aberta, tendo como objetivo difundir, ao público, conhecimentos gerados na universidade e promover ações extensionistas. Como está inserida no seio da sociedade, exerce também o papel de difusor da cultura e das artes pernambucanas. Por suas características, é mais complexa que as outras unidades, na sua atuação, pois depende de diversas variáveis, que devem estar integradas entre si, necessárias para atingir seu produto final, o programa a ser veiculado ao público. É uma cadeia longa, onde é fundamental a competência de cada um dos técnicos, funcionários, profissionais de comunicação, diretores, sendo que este é o ponto alto da nossa TVU.

Um programa se inicia com uma ideia e com a definição das etapas para viabilizá-la. A partir daí começa a operacionalização ora realizada internamente, ora na busca da informação com as equipes externas. É gratificante acompanhar o desempenho de cada um dos profissionais na confecção do produto e veiculação. São eles: idealizadores, programadores, câmeras, iluminadores, apresentadores, artistas, diretores de programação, entre tantos outros.

Mas para que tudo funcione de modo perfeito, como acontece na TVU, é fundamental uma equipe de apoio na administração da unidade. Integrando todos os setores, está a direção-geral, que acompanha com eficiência essa cadeia. Para isso é necessário um profissional competente para pensar a TVU como uma grande emissora e com o olhar sempre voltado para o futuro dela, como Paulo Jardel, que exerceu esta função com maestria e dedicação, e Alexandre Ramos, que assumiu com a mesma diretriz.

Um planejamento eficaz, seja administrativo, seja na elaboração da grade da programação, permite que cada vez mais a emissora possa atingir índices de audiência compatíveis com a qualidade exibida. É um trabalho permanente, que não se pode negligenciar, para que cada vez mais pessoas possam assistir aos nossos programas de entrevistas, musicais, esportivos, noticiários, reportagens externas e os que são veiculados em redes de que a TVU faz parte.

Um dos objetivos da nossa televisão é levar a nossa imagem a todos os recantos de Pernambuco, transformando-se num veículo de contribuição do desenvolvimento estadual. Algumas entidades oficiais escolheram a TVU para transmitir suas informações. Entre elas temos a Assembléia Legislativa, a Câmara e o Cremepe. Foi assinado recentemente convênio com a TV-Brasil, para viabilizar, entre outros, este projeto de interiorização.

Mas não é só a equipe humana que faz funcionar uma televisão, se bem que é a parte mais importante. Uma TV necessita de equipamentos que devem acompanhar a evolução tecnológica atual, o que faz necessária uma modernização periódica. No momento vivenciamos a chegada da TV digital no Estado, através das emissoras comerciais. É necessário um esforço enorme para que a TVU entre também na Era Digital. Será preciso que órgãos de controle vejam a TV Universitária como difusora de conhecimento, cultura e arte e permitam colocarmos em prática parcerias público-privadas, para dar condições de financiamento e modernização. Assim a TVU poderá aumentar cada vez mais seu papel na sociedade, de modo independente e competente, um dos orgulhos da UFPE.

Publicado da edição de 28.01.2010 do Jornal do Commercio
Date of last modification: 31/10/2016, 10:29

Nested Portlets Nested Portlets