Articles Articles

Back

A integração pelo esporte

Gilson Edmar, vice-reitor da UFPE
ge@ufpe.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
 
Os Jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro, este mês, além da alegria pelo bom desempenho dos nossos atletas, trazem para todos nós motivos para várias reflexões. Ficou evidente que a preparação de um atleta requer uma ação multidisciplinar, na qual cada profissional envolvido possa exercer o seu papel, com eficácia, na busca do melhor desempenho possível. O treinamento esportivo e o condicionamento físico e psicológico devem ser baseados numa metodologia científica, com aplicação prática, nas diversas áreas do conhecimento, caracterizando no conjunto o que se denomina de Ciências do Esporte.
 
Durante o período da competição, os jovens podem ter um aprendizado muito diversificado. O saber ganhar é fácil. O reconhecer uma derrota é muito difícil para alguém que se preparou longamente, com sacrifícios de outras atividades, para obter a vitória. Mas, a vida também será, para eles, constituída de ganhos e perdas. É preciso, desde cedo, se estruturar psicologicamente para estes momentos e o esporte ajuda bastante na formação desses futuros cidadãos.
 
A convivência com outros atletas dos diversos países participantes faz desenvolver em nossos jovens a capacidade de socialização. Também esse convívio permite que cada um conheça os costumes e a cultura de outros povos, necessários à consolidação de uma formação intelectual completa. Mas não é só importante o conhecimento com estrangeiros. Os dias passados juntos com os colegas brasileiros das diversas modalidades esportivas fortalecem, em cada um, o sentimento de equipe, caracterizado pela amizade, pela solidariedade e pela cumplicidade.
 
Mirando esse belíssimo momento, que é o Pan, observa-se o quanto é importante a implantação e o desenvolvimento das práticas esportivas, desde as mais tenras idades, de acordo com as especificidades de cada uma. É desde cedo que se pode, através do esporte, ensinar o necessário trabalho em equipe, a maneira saudável de uma concorrência e como ser amigos e companheiros, solidários e sinceros. Isso deve ser feito desde os primeiros anos de vida, por iniciativa dos pais e como método pedagógico das escolas do ensino básico, fundamental e médio. O professor de educação física, além de técnico esportivo, é também um pedagogo, atuando também na formação biopsicossocial do ser humano.
 
A nossa UFPE vem atuando com este olhar, buscando através das práticas esportivas um fator de integração entre os nossos estudantes. Estamos em vias de transformar o Núcleo de Educação Física em Núcleo de Ciências do Esporte, estimulando profissionais das diversas áreas correlatas a atuarem no ensino, na pesquisa e na extensão. Com isso, vamos aperfeiçoar a formação dos nossos futuros profissionais da Educação Física e dos nossos futuros técnicos. Estamos induzindo competições em diversos níveis da nossa Universidade: seja internamente nos cursos, como também entre eles, propiciando a seleção daqueles que irão representar a UFPE nas competições externas. E o Pan vem consolidar o pensamento já existente na sociedade que é necessária qualquer atividade física, em qualquer idade, no sentido da promoção da saúde e da prevenção da doença.
 
O esporte também favorece à inclusão social. São vários os exemplos de jovens em situações econômicas precárias, que mudaram sua condição social através da prática de uma atividade esportiva, com percepção da sua importância para a equipe, para o clube, para o País, aumentando a sua auto-estima. Também traz uma nova expectativa de vida para os portadores de necessidades especiais, inserindo-os no convívio de todos, sem discriminação. Na UFPE, existe um programa especial, onde estas pessoas podem praticar esportes, com resultados extraordinários.
 
Em qualquer etapa da vida de uma pessoa, é necessário que as instituições, com apoio governamental, possam oferecer os diversos tipos de práticas esportivas. Essas atividades saudáveis farão diminuir os nossos números crescentes de violência e de consumo de drogas, tão degradantes para nós, e farão elevar os nossos índices esportivos e, num futuro próximo, colocar o Brasil no mais elevado pódio dos esportes e da qualidade de vida.
 
Publicado no Jornal do Commercio, em 26.07.07
Date of last modification: 31/10/2016, 11:16

Nested Portlets Nested Portlets