A Editora A Editora

A Editora Universitária é um dos mais importantes órgãos suplementares da UFPE. Ela é responsável pelo apoio à produção intelectual dos docentes e pesquisadores da Universidade e pela impressão de publicações diversas, como livros, periódicos, mapas, folders, cartazes, entre outros materiais. 

Além de atender à comunidade acadêmica no que diz respeito ao ensino, pesquisa e extensão, a Editora Universitária também presta serviços, por meio de contratos ou convênios, a pessoas físicas e jurídicas de direito público ou privado.

Todos os trabalhos realizados pela Editora Universitária, dos comerciais aos institucionais, são feitos nas dependências de um parque gráfico próprio, o que garante a adoção de preços competitivos no mercado editorial. No local, encontram-se equipamentos de última geração como a impressora CTP Heidelberg, computadores e uma máquina duplicadora.

 

Histórico

A Editora Universitária, cujo nome inicial era Imprensa Universitária, foi criada em 1955 e instalada definitivamente no ano seguinte como parte da estrutura da Reitoria da então Universidade do Recife, antiga denominação da UFPE.

Em 1968, de acordo com o Decreto nº 62.493, a editora passou a ser considerada um órgão suplementar da UFPE, integrando a lista das instituições de apoio às unidades universitárias e órgãos administrativos para as múltiplas tarefas de natureza técnica e cultural do seu ramo de atividades. 

Ao longo dos anos, a editora foi modernizada e reorganizada a partir da melhoria de sua infraestrutura e da qualificação de sua mão-de-obra. Em 2007, completou 50 anos de existência, consolidando-se como a mais antiga editora universitária do Brasil.

Hoje, a Editora Universitária ocupa lugar de destaque no mercado editorial com a distribuição de publicações para livrarias e editoras universitárias e comerciais através do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros (PIDL).

 

Equipe

Diretor
Lourival Holanda - lourival@edufpe.com.br

Vice-diretor
Fábio Andrade - fabio@edufpe.com.br

Editor Chefe
Eduardo Cesar Maia - eduardo@edufpe.com.br

Coordenador Financeiro
Helton Silva - editora.financeiro@edufpe.com.br

Secretaria
Natássia Melo -  natassia@edufpe.com.br

Gerente Comercial
Bárbara Miranda - livraria@edufpe.com.br

Programação Visual
Denise Farias - pvisual.denise@edufpe.com.br
Diogo Fernandes - pvisual.diogo@edufpe.com.br
Elvira Maria - pvisual.elvira@edufpe.com.br
Gilberto José - pvisual.gilberto@edufpe.com.br
Ildembergue Leite - ildembergue@edufpe.com.br
João Dionisio - pvisual.joao@edufpe.com.br

Revisão
Adriano Dias de Andrade - adriano@edufpe.com.br
Artur Ataide - artur@edufpe.com.br
Flávio Emmanuel P. Gonzalez - flavio@edufpe.com.br
Igor Andreas Rodrigues Bandim - igor@edufpe.com.br

Chefe da Oficina
Marcos André
Rosenildo Souza

Gestor de TI
Fábio Souza - fabio.souzaf@ufpe.br

Almoxarifado
Joel Bruno Sales - almoxarifado.joel@edufpe.com.br

Orçamentos
Raphael Botelho - raphael@edufpe.com.br

Bolsistas
Bruna Raphaela Ferreira de Andrade
Bruno Roberto Florentino da Silva
Gabriel Felipe Santana da Silva
Gabriel Lucas Vasco Silva
Letícia de Freitas Carneiro
Luiz Augusto Lima dos Reis
Mayra Borges
Palloma Santos Falcão
Rafael Marques Lima das Neves
Ricardo Alves
Rita Alves da Silva
Soraya Holder de Morais e Silva
Tamyres Siqueira Nunes de Azevedo
Wanderson Francisco de Lira

 

COMISSÃO EDITORIAL

Presidente
Lourival Holanda

Titulares
Alberto Galvão de Moura Filho, Allene Carvalho Lage, Anjolina Grisi de Oliveira, Dilma Tavares Luciano, Eliane Maria Monteiro da Fonte, Emanuel Souto da Mota Silveira, Flávio Henrique Albert Brayner, Luciana Grassano de Gouvêa Melo, Otacílio Antunes de Santana, Rosa Maria Cortês de Lima, Sonia Souza Melo Cavalcanti de Albuquerque.

Suplentes
Charles Ulises de Montreuil Carmona, Edigleide Maria Figueiroa Barretto, Ester Calland de Souza Rosa, Felipe Pimentel Lopes de Melo, Gorki Mariano, Luiz Gonçalves de Freitas, Madalena de Fátima Pekala Zacarra, Mário de Faria Carvalho, Sérgio Francisco Serafim Monteiro da Silva,Silvia Helena Lima Schwanborn, Tereza Cristina Tarragô Souza Rodrigues.