Descrição do banner

Sobre

A Editora Universitária é um dos mais importantes órgãos suplementares da UFPE. Ela é responsável pelo apoio à produção intelectual dos docentes e pesquisadores da Universidade e pela impressão de publicações diversas, como livros, periódicos, mapas, folders, cartazes, entre outros materiais.

Notícias Notícias

Voltar

Nova Casa de Vegetação abriga pesquisas de relevância na UFPE

Vários pesquisadores já desenvolvem estudos no novo espaço

Foto: Passarinho

Foram investidos R$ 379 mil na restauração do Casa de Vegetação

Para identificar o gene do feijão caupi, mais conhecido como macássar, e, assim, descobrir como conter o avanço do vírus que ameaça sua produtividade, a pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Genética da UFPE Caroline Pires precisa de uma ambiente apropriado ao cultivo dessa leguminosa. Ambiente esse que a UFPE passou a dispor depois da restauração da Casa da Vegetação, reinaugurada ontem (10), após investimentos da ordem dos R$ 379 mil e reparos tanto estruturais quanto na biossegurança. “Esse espaço oferece o controle necessário para o estudo, pois dispõe de recursos que, por exemplo, impedem a contato das plantas com insetos que poderiam vir a comprometer toda a pesquisa", atesta a pesquisadora.

Professores, alunos de pós e da graduação, e técnicos prestigiaram a cerimônia

Assim como o projeto de Caroline, a nova Casa de Vegetação da UFPE serve de apoio para outras tantas pesquisas, muitas delas desenvolvidas a partir de convênios com instituições nacionais e internacionais, por iniciativas das áreas como Genética, Biofísica e Química Fundamental. Segundo a professora Ana Benko, que integra o Laboratório de Genética e Biotecnologia Vegetal, o grupo que pesquisa no novo espaço inclui quatro professores, seis pós-doutorandos, 11 doutorandos, sete mestrandos e 22 alunos de iniciação científica e dois técnicos, vinculados a cinco cursos de pós-graduação.

Segundo o reitor Anísio Brasileiro que, juntamente com professoras, alunos e servidores, descerrou a placa alusiva à reinauguração da Casa de Vegetação, a obra de requalificação do espaço é fruto de muita persistência e resistência dos que fazem a Universidade, em espacial o Centro de Biociências (CB) da UFPE. E, dirigindo-se aos estudantes presentes à cerimônia, afirmou: “Mais do que insistir e resistir, vocês precisam, todos nós precisamos nos articular e fazer política para juntar esforços aos que estão se mobilizando para evitar que o CNPq sucumba”. E completou: “Temos que ir pra rua, quando for preciso.”

Para a diretora do CB, Maria Eduarda Larrazábal, centro ao qual a Casa de Vegetação é vinculada, o processo de garantia dos recursos para reforma do espaço exigiu mobilização de muitos setores da instituição, que se articulam desde 2007 com esse objetivo. “É incontestável o valor de todos vocês como pesquisadores, mas, no setor público, as decisões não passam só por aí”, afirmou, dirigindo-se aos professores presentes. Aos estudantes, pediu que cuidassem do espaço, “pois não sabemos quando será possível nova reforma”. Também estiveram presentes à cerimônia, além da pró-reitora de Gestão Administrativa, Paula Albuquerque, a vice-diretora do CB, Oliane Magalhães, a chefe do Departamento de Genética, Ana Christina Brasileiro, alunos e servidores técnico-administrativos da Universidade.

Confira o álbum de fotos da cerimônia, de autoria do fotógrafo Passarinho, da Ascom UFPE.

 

 

Data da última modificação: 11/09/2019, 15:54

Contatos Contatos

Secretaria

Av. Acadêmico Hélio Ramos, 20 Cidade Universitária, Recife – PE CEP: 50740-530

(81) 2126.8397
Livraria
(81) 2126.8930 Fax: (81) 2126.8395

Equipe Equipe

Lourival Holanda
Diretor
2126-8386