Espaço de Diálogo e Reparação (EDR)

Espaço de Diálogo e Reparação Espaço de Diálogo e Reparação

O EDR (colegiado à Comissão de Ética da UFPE) é um espaço privilegiado de práticas restaurativas inspirado nos modelos da Justiça Restaurativa, que trabalha com a visão da justiça como valor e construção social. É propositivo, resolutivo e guarda confidencialidade. Propicia momentos de diálogo ou círculo responsabilizador e reparador, em que se pode ter maior compreensão de conflitos, malfeitos ou danos, diferentemente do paradigma formalista, burocrático e vingativo. O EDR recebe casos da Comissão de Ética, da Ouvidoria, ou de modo direto da Comunidade Acadêmica da UFPE. 

Informes Informes

Voltar

Comissão de Ética realiza encontro com representantes dos campi de Caruaru e Vitória de Santo Antão

Objetivo do encontro foi apresentar o Plano de Ação Institucional da CET para 2019 e acolher as demandas

A Comissão de Ética (CET) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizou o I Encontro com os Representantes Locais da CET na tarde de ontem (21), no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria. O encontro contou com representantes dos Centros Acadêmicos do Agreste (CAA), em Caruaru, e de Vitória (CAV), em Vitória de Santo Antão. O objetivo do encontro foi apresentar o Plano de Ação Institucional da CET para 2019 e acolher as demandas apresentadas, dentre outras ações. A comissão tem funções educativa, consultiva, preventiva, conciliatória e apuradora.

Foto: Passarinho

Representantes se reuniram no Auditório Reitor João Alfredo

O Plano de Ação Institucional da CET para 2019 é composto pelos seguintes passos: melhoria da infraestrutura; atividades permanentes de formação em ética para conselheiros, equipe de apoio da secretaria e representantes locais; publicação sistemática de recomendações de condutas éticas e de perguntas e respostas na página da CET; elaboração de um plano de comunicação; publicação do Código de Ética da UFPE; realização de curso de extensão em ética para a equipe; articulação de visitas técnicas aos centros, pró-reitorias e órgãos suplementares; e realização de um evento sobre ética.

“A ética não é uma tabela de ‘pode e não pode’. Ela pressupõe diálogo e é constituída na relação”, afirmou o presidente da CET, professor Saulo Cabral dos Santos, do Departamento de Prótese e Cirurgia Buco Facial. Por isso, é necessário realizar processos educativos amplos para melhorar essa relação. Sobre a cultura de paz, ele acrescentou que a educação que recebemos desde a infância muitas vezes confunde paz com passividade, o que não corresponde à realidade. “É um equilíbrio em movimento”, explicou. O Conselho Universitário aprovou o primeiro Código de Ética da UFPE em fevereiro

Data da última modificação: 22/03/2019, 12:10

Eventos Eventos

Localização Localização