Notícias Notícias

Voltar

Política de doações da Editora UFPE contabiliza quase 1800 livros cedidos gratuitamente a eventos e entidades sem fins lucrativos

Objetivo da iniciativa é ampliar o acesso ao conhecimento produzido na Universidade Federal de Pernambuco

A distância entre Recife e Washington, capital dos Estados Unidos da América, de 6.791 quilômetros, foi percorrida em abril por uma remessa muito especial que teve como ponto de partida a Editora UFPE: dez livros publicados pelo órgão suplementar da Universidade Federal de Pernambuco fizeram a viagem para integrar o acervo da Biblioteca do Congresso norte-americano graças à política de doações da publicadora pernambucana.

Os títulos foram escolhidos e solicitados à Editora pelo escritório de representação do Congresso americano sediado no Rio de Janeiro. A remessa foi retirada pessoalmente e incluía títulos com um critério de seleção bastante claro: contemplar peculiaridades pernambucanas e brasileiras que permitam dar ao leitor estadunidense usuário daquela biblioteca uma amostra representativa do nosso jeito de pensar através de áreas de conhecimento como história, literatura, economia e arquitetura. 

O pacote continha, entre outros, livros como “Avança caboclo! A dança contra o Estado dos Caboclinhos de Pernambuco”, “Literatura fantástica em Pernambuco e histórias de fantasmas”, “Brasil, Nordeste, mulheres arquitetas: migrações, regionalismo, gênero”, “A Independência do Brasil em quadrinhos” e “Materialidade e imaterialidade no patrimônio construído: Brasil e Itália em diálogo”. Há mais de uma década a Biblioteca do Congresso norte-americano solicita e recebe doações anuais da publicadora pernambucana, dispondo atualmente de cerca de 700 títulos da Editora UFPE em seu acervo.

O caso das reiteradas doações à biblioteca do legislativo dos Estados Unidos é apenas uma entre as inúmeras doações feitas pela Editora UFPE anualmente. Em 2023, até maio, já foram doados 1.778 exemplares a 14 entidades, contemplando bibliotecas públicas, fundações, escolas e eventos científicos de todo o país e do exterior. 

Como solicitar – O objetivo da política de doações da Editora UFPE é contemplar o máximo possível de leitores por livro doado, uma vez que a iniciativa faz parte do conjunto de atividades do órgão suplementar para a ampliação do acesso ao conhecimento produzido na Universidade Federal de Pernambuco. Por isso, são aceitos exclusivamente pedidos de entidades sem fins lucrativos que permitam o livre acesso do público a suas bibliotecas ou de organizadores de eventos que se comprometam a distribuir gratuitamente os exemplares aos participantes. As solicitações devem ser feitas pelo e-mail livraria.editora@ufpe.br

O ideal é que a entidade interessada indique as áreas temáticas das quais deseja receber livros ou até mesmo liste diretamente os títulos de sua preferência, após prévia consulta ao catálogo, que pode ser acessado através do site da Editora. Os pedidos serão avaliados e as quantidades de exemplares e títulos a serem doados serão definidos pela Editora. A retirada dos lotes de doação pode ser feita na sede do órgão suplementar, localizada no Campus Recife da UFPE, mas também é possível a recepção gratuita via Correios em qualquer cidade do país. Não são aceitos pedidos de doação feitos por pessoas físicas.

Lista de 14 contemplados de janeiro a maio de 2023:
30° Congresso de Iniciação Científica (Conic) da UFPE
33ª Semana de Oceanografia da UFPE
8º Seminário Questões Epistemológicas da Capoeira 
Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal
Biblioteca do Nudoc (UFPE)
Campanha de Conscientização em Segurança da Informação da UFPE
Conselho Regional de Psicologia da 3ª Região (Bahia)
Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire
Fundação Vera Chaves Barcelos
Geped (Acre)
Instituto Pernambuco Porto (Portugal)
Livraria do Congresso dos Estados Unidos da América
Nepvias (UFPE) 
Rádio Paulo Freire AM

Data da última modificação: 29/05/2023, 17:01